Estratégia Comercial Retail no canal Farma: como garantir o abastecimento em todo o canal

O abastecimento sem rupturas em todo o canal farma, tanto sell in, quanto sell out é um desafio que envolve todos os elos da cadeia (indústrias, distribuidores e varejo).

Esse desafio não é de hoje, e já existem meios para reduzir essas rupturas e aumentar cada vez mais a integração entre Indústria, Distribuidor e PDV.

Neste artigo, vamos discutir ações que a Indústria pode realizar para ampliar esse abastecimento em todo canal e ser um grande colaborador dos pontos de vendas.

Como manter o PDV abastecido com seus produtos e medicamentos

Como Indústria, é importante oferecer meios para que os PDVs estejam sempre abastecidos com seus produtos, de modo que a ruptura seja mínima ou nula.

Ruptura de estoque é um risco para sua performance, afinal, se falta um produto ou medicamento da sua marca, o shopper pode optar por seguir a compra com a concorrência.

Aumentando a influência da sua indústria no PDV

Os MIP’s (medicamentos isentos de prescrição) e os chamados produtos maduros, são responsáveis por grande parte do volume de saída de um PDV.

A farmácia tem grande influência na hora da compra desses produtos. Então, é imprescindível incentivar que elas possuam controle de estoque otimizado para que seus produtos e medicamentos estejam prontamente a mãos quando um shopper precisar.

Além de garantir estoque em dia, é muito importante investir em stands, ponto extra e campanhas pontuais para destacar seus produtos e medicamentos dos concorrentes. Principalmente nos produtos de Consumo, que ficam apenas na zona de influência do próprio shopper, que vai caminhando pelo PDV e escolhendo o que precisa.

Incentivando o controle de estoque nos PDVs

Muitas farmácias, principalmente as que não são de grandes redes, ainda não possuem controle de estoque feito por alguma ferramenta, o que dificulta a identificação de gaps que provocam a ruptura de estoque.

Aqui, a Indústria possui um papel importante de facilitador para esses PDVs, que possuem dificuldade em implementar tecnologia e estratégias para controle de estoque.

Para facilitar esse intermédio, a InterPlayers oferece a solução MarketPlace B2B, no qual a sua indústria cria a sua grande vitrine com as políticas comerciais, regras de negócios e uma série de otimizações para si e para o PDV.

Políticas comerciais flexíveis e regras inteligentes

Por meio do MarketPlace B2B, a indústria pode trabalhar uma série de incentivos para que o PDV opte por seu produto e não o do concorrente. Alguns desses incentivos são:

  • Criação de campanhas (como stands, adesivação)
  • Looping EDI
  • Mix ideal de produtos
  • Combos e Kits
  • Sortimento
  • Cupons e descontos

Monitoramento em real time de toda operação para Indústria e PDV

Esses incentivos adicionados ao monitoramento em real time de toda operação como pedidos, nível de serviço, reposições entre outros indicadores é o que faz essa solução ser robusta, indo além de uma interface bonita.

Já o PDV, encontrará indicadores chaves úteis para ele, como status do pedido, entre outros, na própria solução.

Logística

Toda a logística é pensada para que o PDV sempre esteja abastecido com seus produtos. Portanto, a plataforma dispõe de diversos CDs para atendimento dos pedidos e toda a visibilidade da operação fica disponível em real time para indústria como para o PDV.

Know-how como diferencial

Há 20 anos, a InterPlayers vem se dedicando para entregar modelos de negócios aderentes ao mercado de saúde e bem-estar, visando colaborar e minimizar as dores do mercado.  .

Aproveite e confira também como aumentar a presença da sua indústria e melhorar a capilaridade com vendas indiretas.

Compartilhe: