Planograma para farmácias: um guia completo para otimizar suas vendas
Você já reparou no comportamento das pessoas que entram na sua farmácia? Se sim, já deve ter se deparado com alguém procurando por um produto em um lugar, mas na…
Você já reparou no comportamento das pessoas que entram na sua farmácia? Se sim, já deve ter se deparado com alguém procurando por um produto em um lugar, mas na…
Ter o seu produto no ponto de venda certo é cada vez mais relevante na estratégia comercial. O mercado farmacêutico é cada vez mais complexo e com uma concorrência cada…
Não é segredo para ninguém que o modelo de negócio do comércio, de uma forma geral, tem mudado muito nos últimos tempos e, para o varejo farmacêutico não é diferente. Antigamente, os produtos das farmácias ficavam apenas atrás do balcão e, disponível do lado de fora, para acesso rápido e fácil do cliente, apenas a balança antropométrica para pesagem.
Nunca foi tão difícil prever o futuro em meio a tantas mudanças. Entretanto, analisando o cenário do último ano é possível enxergarmos algumas tendências nos mais diversos mercados. Hoje, falaremos especificamente sobre tendências no merchandising para farmácias que vale a pena acompanhar.
O ponto extra é um local de destaque dentro do PDV em que o produto fica posicionado por um tempo determinado, além do seu ponto natural, onde geralmente ele fica exposto. Normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre do PDV e tem o objetivo de atrair mais consumidores por meio de ambientação e exposição diferenciadas. Alguns exemplos de ponto extra são as pontas de gôndola, ilhas promocionais, check stands ou frente de caixa e clip strip.
Na cadeia de relacionamento com o varejo farmacêutico, o caminho da indústria até o PDV pode ser muito complexo e cheio de fatores que impedem que o relacionamento entre esses dois players seja próximo e direto. Isso afeta diretamente a continuidade da estratégia do produto.