InterPlayers 20 anos: A saúde é um direito de todos

InterPlayers dá boas-vindas a novos players e reforça seu propósito com a democratização do acesso à saúde e a integração, no capítulo mais recente de sua história.

 Assim como todo e qualquer setor socioeconômico que tangencia a vivência humana em um cenário contemporâneo, o campo da saúde não é mais capaz de se sustentar sem a ampla adoção de tecnologias digitais. Assim como aconteceu em diferentes setores, a transformação digital veio para ficar na área da saúde.

Não muito tempo atrás, a área da saúde começou a adotar, de forma consistente, tecnologias que resultaram em um processo de democratização do acesso a medicamentos e serviços, tanto para grandes centros urbanos quanto para localidades mais distantes. A telemedicina talvez seja o principal exemplo desse encadeamento. Entretanto, mais uma vez, o cenário mudou.

Novas demandas consequentes do amplo acesso à informação dos pacientes (e consumidores) transformaram as demandas daqueles que integram e se beneficiam do setor da saúde. É nesse momento em que surge a necessidade de transformar os pacientes e consumidores em protagonistas de uma história com inúmeros personagens. Nesse novo cenário, a integração, conectividade e a participação de diversos players deixam de ser diferenciais e se tornam características obrigatórias para o setor.

Em uma concepção generalizada, a Saúde 5.0 é um modelo indispensável para a construção de um futuro em que o setor busca oferecer a todos os atores que compõem o setor da saúde, um sistema integrado e seguro que garanta agilidade, confiabilidade e predição para o campo como um todo. Essa nova concepção, no entanto, necessita de um catalisador que concentre e acelere os processos inevitáveis a um novo cenário. É aí que a InterPlayers se destaca.

“Vimos a ampliação do uso de tecnologias pelo setor com a chamada Saúde 4.0. Mas, isso aconteceu de forma isolada por vários devices e serviços disponibilizados no mercado. Hospitais e clínicas se transformando em hubs de saúde. Enquanto isso, na Saúde 5.0 temos a integração de tudo isso para que o paciente tenha uma melhor jornada. A ascensão da Saúde 5.0 coincide com a história da InterPlayers que se posiciona como agente catalisador que permite a consolidação da Saúde 5.0 no Brasil”, comenta Arnaldo Sá Filho, co-fundador da InterPlayers.

 Acesso, informação e integração

 Ao se tornar um Hub de negócios para saúde e bem-estar, a InterPlayers oficializou algo que já estava presente de forma diluída em suas fases anteriores. Como hub, foi possível adotar oficialmente a concepção de patient e shopper centricity. Os anos que antecederam essa mudança foram importantes para a construção de uma infraestrutura que resultou em uma ampla integração e engajamento com diferentes players que compõem o setor, explica Arnaldo.

 “Estamos, agora, vivendo nossa quinta onda. Ela é marcada, principalmente, pela pandemia. Nas três primeiras fases construímos uma infraestrutura de atuação, na quarta fase, colocamos o paciente e consumidor no centro dos processos e definimos novos elos nas cadeias do setor. Já neste quinto momento consolidamos um processo de transformação digital acelerado, disponibilizando mais soluções para melhorar o ecossistema de saúde. Agora, passamos a focar, também, nos serviços de saúde, não só nos produtos, como era feito anteriormente”.

 No novo, e mais recente, capítulo da história de sua história, a InterPlayers recebeu novas empresas que exercem um papel importante na consolidação do hub em um catalisador da Saúde 5.0. Uma delas é o Conecta Médico, empresa que, há tempos, aposta na telemedicina como ferramenta de democratização do acesso à saúde.

Em 2021, a Conecta Médico deu passos importantes em sua trajetória, inaugurando seu serviço de pronto-atendimento, atraindo investidores para dar tração ao negócio e lançando versões white label para atender o mercado B2B. Essas ações aproximaram a empresa da InterPlayers que, hoje, tem por meio da Conecta Médico, um potente elemento agregador que proporciona a ampliação aos serviços de saúde para a população.

Esse é o caso, também, da TopDown. Referência nacional em soluções de TI, a empresa se consolidou no mercado da saúde suplementar ao longo dos anos. Também em 2021, a TopDown passou a integrar o Hub de Negócios, investindo em soluções data-driven.

Nessa etapa, a InterPlayers integrou e desenvolveu importantes serviços ao hub, como as plataformas Healthy, Van InterPlayers e Future Health. Tudo isso foi feito com foco na ampliação do acesso aos produtos e serviços de saúde.

Esta nova onda da InterPlayers também foi marcada pela aquisição da ClínicaRx, plataforma on-line de serviços de saúde padronizados e digitais para farmácias e consultórios. Integrado ao Conecta Médico, o serviço permite que serviços farmacêuticos (testes rápidos, telefarmácia, vacinas, teleinterconsulta, entre outros) sejam habilitados em prol do paciente, que contará com mais acesso à saúde e agilidade no atendimento. Essa integração também resulta na desoneração do sistema de saúde, uma vez que o atendimento primário ao paciente passa a ser viabilizado pelas farmácias.

“Com a consolidação do patient e shopper centricity, permanecemos focados em melhorar o acesso à saúde e, consequentemente, desonerar o sistema primário a partir da ampliação de serviços oferecidos pelas farmácias, por exemplo. Essa mudança impacta o paciente de todas as formas. Além da possibilidade de descontos, damos a eles mais informações e ampliamos as perspectivas de atendimento”, comenta Arnaldo.

Data Analytics: a informação por trás dos dados

 É possível encontrar elementos comuns que permeiam toda a história da InterPlayers. Em seus 20 anos, o hub de negócios sempre teve seu propósito bem definido, o que norteou as ações da InterPlayers desde o dia um de sua existência. “Intrinsecamente, em sua essência, a InterPlayers sempre teve o propósito de integração de agentes de saúde e especialistas em saúde”, comenta Arnaldo.

Outro elemento que aparece em todas as fases da jornada da InterPlayers é a valorização do analytics. Arnaldo Sá Filho comenta que a informação é a substância que mantém a InterPlayers capaz de materializar o seu propósito. Na primeira onda, marcada pelo desenvolvimento da Pharmalink, os dados eram gerados a partir do próprio sistema e usados para melhorá-lo, consequentemente. O conceito de data analytics evoluiu junto com a trajetória da InterPlayers. Hoje, o que antes era apenas operacional tornou-se imprescindível para o desenvolvimento de soluções e integração da cadeia. Arnaldo explica:

 “Antes a gente falava de dados, hoje temos informação. Temos hoje o processo preditivo. Depois de nos posicionarmos como o hub de negócios, passamos a ter um investimento maior em informação. Isso fica evidente a partir das empresas que passaram a integrar o hub nesta quinta onda.”.

 Passado, presente e futuro

 A InterPlayers é um hub de negócios disruptivo. Há 20 anos, criou um marketplace quando o termo não era nem mesmo conhecido pelos players do setor. A ideia de colaboração também sempre esteve presente, mesmo em um contexto em que o individualismo e o fomento à concorrência imperavam sob a cooperação. O constante olhar para o futuro e a busca por respostas inovadoras para problemas muitas vezes complexos foram (e ainda são) os alicerces que sustentam o hub de negócios. Há 20 anos, Arnaldo não sabia do futuro, mas sabia aonde queria chegar.

“Eu diria para o Arnaldo de 20 anos atrás: ‘você é completamente maluco’.  Começamos a trabalhar em algo que era uma maluquice extrema. Agora tangibilizando, fomos visionários de forma intuitiva e nossos erros foram importantes para sermos o que somos hoje. Naquela época, muitos dos nossos clientes da indústria falavam, inclusive, que eu era muito romântico e sonhador”, relembra Arnaldo.

Apesar de sua complexa e robusta trajetória, a InterPlayers ainda tem muito a oferecer. Novos cenários serão construídos, novas demandas surgirão, e o hub de negócios permanecerá firme no seu propósito de integração, acesso e melhorias para o setor de saúde e bem-estar.

Compartilhe: