O que é o Ponto Extra no merchandising farmacêutico e sua importância estratégica

O ponto extra é um local de destaque dentro do PDV em que o produto fica posicionado por um tempo determinado, além do seu ponto natural, onde geralmente ele fica exposto. Normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre do PDV e tem o objetivo de atrair mais consumidores por meio de ambientação e exposição diferenciadas. Alguns exemplos de ponto extra são as pontas de gôndola, ilhas promocionais, check stands ou frente de caixa e clip strip.

Em meio a pandemia de Covid-19, a farmácia foi um dos únicos canais que se manteve aberto ao público e em funcionamento durante todo o tempo. Isso gerou uma circulação muito maior de pessoas dentro dos PDVs e fez o canal ter crescimento, mesmo em meio à crise. Ou seja, a disputa por destaque em meio a tanta concorrência ficou ainda mais acirrada.

Ponto Extra 2 Ponto Extra

Ponto Extra 3Nesse contexto, o ponto extra é um mecanismo de extrema importância para a estratégia de merchandising farmacêutico, que precisa levar em consideração os objetivos e KPIs da indústria e ser integrado com outras ações como a valorização de treinamento de profissionais para oferecer um atendimento mais capacitado e especializado dos produtos oferecidos.

Além de aumentar vendas, gerar experimentação e mais visibilidade para produtos e marcas, hoje, o ponto extra pode contribuir para uma experiência muito melhor para o shopper e ser um diferencial na navegação da categoria e comparação com a concorrência. 

Planejamento e atuação de maneira integrada

O ponto extra é negociado com a farmácia por meio de um representante, promotor ou promovendedor. Essas negociações podem envolver uma parceria por meio de condições especiais, descontos ou até mesmo um valor pago por aquele espaço. Entretanto, a estratégia que envolve um ponto extra vai muito além dessa negociação.

É preciso aproveitar todas as oportunidades que essa ação pode trazer. Além de atrair a atenção do shopper, é preciso que a equipe da farmácia esteja preparada para atender a demanda que o ponto extra vai gerar e apoiar no gerenciamento do estoque para evitar rupturas. Afinal, é um local a mais de divulgação e, portanto, uma chance a mais de aumentar as vendas.

Esse planejamento não se limita apenas a organizar o planejamento dos promotores em campo ou distribuir os materiais de merchandising. Por trás existe uma boa gestão dos promotores e um acompanhamento contínuo do que está sendo feito. Nesse sentido, a gestão, a visibilidade e a possibilidade de integração com os sistemas da farmácia e da indústria são essenciais para garantir a agilidade e a segurança de todo o processo.

Outro ponto importante é uma equipe extremamente especializada, coma visão necessária para enxergar a situação de maneira mais estratégica e tornar as ações cada vez mais efetivas. Conte com a InterPlayers, o HUB de negócios da saúde e bem-estar, para oferecer plataformas, serviços e soluções inovadoras para todos os desafios que o merchandising farmacêutico e as ações de ponto extra podem apresentar. Clique aqui e conheça as nossas soluções de Trade Marketing Farmacêutico!

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