Como escolher os melhores serviços e fornecedores para o seu programa de suporte ao paciente

Criar um Programa de Suporte ao Paciente é uma tarefa muito complexa. Além de oferecer diversos serviços – um PSP precisa estar presente em todas as fases da jornada do paciente, gerando engajamento e apoio em seu tratamento, por meio de diversos serviços e informações sobre a patologia e o tratamento.

Para fazer tudo isso de maneira efetiva, escolher os serviços a serem oferecidos e o parceiro que irá executá-los é uma atividade extremamente estratégica e muito cuidadosa, para que se atinja o melhor resultado: a excelência no atendimento ao paciente.

Se você está passando por esse processo, é importante levar alguns pontos em consideração para garantir que o seu Programa de Suporte ao Paciente esteja em boas mãos.

Como construir uma boa jornada do paciente

O primeiro passo a ser tomado ao decidir criar um programa de suporte ao paciente, com certeza, é mapear a jornada do paciente.

Isso porque a partir da construção dela é que será possível entender todos os serviços que poderão ser prestados pelo programa. Afinal, só é possível oferecer soluções quando realmente entendemos tudo que envolve essa jornada. 

E para construir uma boa jornada do paciente, precisamos estudar todas as fases da doença, o comportamento prescritivo, quais são os exames necessários para o diagnóstico e para o acompanhamento, formas de acesso ao medicamento , comportamento do paciente e desafios que ele enfrentará durante o seu tratamento.

Como escolher os melhores serviços para o PSP 

Após estudar toda a jornada do tratamento, é hora de escolher os serviços que irão compor o programa. 

É muito comum que, além do tratamento com medicamento e serviços, tais como exames, consultas, apoio de equipes multidisciplinares, o paciente também precise fazer mudanças de hábitos e de comportamento, o que pode ser um grande desafio. Portanto, o programa também precisa enxergar isso como parte da jornada do paciente e com isso também oferecer um atendimento mais personalizado, com as informações que esse paciente precisa, na hora certa e pelos canais de sua preferência. 

Com isso é possível, por meio do PSP, fornecer suporte com soluções mais robustas e com foco no paciente que está sendo atendido, gerando maior adesão e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para o paciente.

O que levar em conta ao escolher o seu fornecedor

Agora que já percorremos pela jornada e definição dos serviços, chegou o momento de encontrar o parceiro que ajudará a colocá-los em prática.

É claro que a primeira coisa que se deve levar em conta é se esse parceiro está alinhado com estratégias de Patient Centricity, entende e enxerga a jornada do paciente da mesma maneira que a sua empresa. Esse alinhamento é essencial para o sucesso do projeto.

A partir daí, separamos alguns pontos que é importante prestar atenção:

Recursos de tecnologia

Quais tecnologias o parceiro oferece para fazer com que o paciente esteja integrado dentro de toda a jornada? Aplicativos, plataformas e recursos que permitam o acompanhamento do paciente de maneira mais simples e rápida são muito importantes na hora de fazer a gestão do seu programa de suporte. 

Governança, compliance e proteção de dados

Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a atenção aos dados do paciente é essencial. Por isso, você não pode deixar de avaliar a capacidade do parceiro de se adequar às normas de compliance da sua empresa e seguir as boas práticas dos principais órgãos reguladores. 

Acesso

É importante que o paciente se sinta apoiado durante a jornada de acesso ao medicamento. Para isso, procure por um fornecedor que faça todo o levantamento e otimização contínua dos dados relacionados a acesso, como tempo médio de acesso e taxa de sucesso do produto, por exemplo. 

Também é importante escolher um parceiro que tenha agilidade e assertividade no acompanhamento completo dos envolvidos no processo, proporcionando maior possibilidade do próprio acesso ao medicamento.

Profissionais especializados e serviços diferenciados

Ter uma equipe profissionais qualificados e treinados para atendimento do paciente e serviços diferenciados também pode ser importante dependendo da jornada do seu paciente, por exemplo homecare, telemedicina, rede credenciada para exames e procedimentos, régua de engajamento personalizada, comunicação omnichannel, entre outros. 

Se você está procurando por um parceiro para oferecer o melhor Programa de Suporte ao Paciente, vale a pena conhecer os diferenciais e soluções de Serviços ao Paciente da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar.

Oferecemos soluções completas para toda a jornada do paciente com uma equipe de atendimento especializada com profissionais da área da saúde, célula de acesso, plataforma de telemedicina e visitas virtuais, plataforma de início de tratamento, rede credenciada para exames e procedimentos e muito mais!

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