Como Integrar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) aos Programas de Fidelização

Muito bem estabelecidos e aceitos no mercado, os Programa de Fidelização e Acesso para Tratamento de doenças crônicas já mostraram que têm papel social fundamental na sociedade.

O grande desafio que a Indústria se depara agora é como fidelizar clientes a produtos de consumo de forma que agreguem à sua saúde e bem-estar.

Fidelização ao Tratamento

Os programas de fidelização nasceram com o objetivo de viabilizar o acesso e manter os pacientes, em maioria de doenças crônicas, em tratamento. O desenvolvimento de estratégias que fidelizassem o paciente ao tratamento passou por muitas inovações até chegar aos modelos que, hoje, funcionam tão bem para pacientes, farmácias e indústria. Atualmente, além de descontos, são oferecidos programas e serviços de suporte ao paciente (PSP), que geram engajamento na jornada de forma acolhedora, evitando o abandono ao tratamento. Fidelização para MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição)

Quando o paciente precisa do medicamento por conta de uma doença, o apelo à fidelização é um pouco mais natural do que quando comparamos a produtos isentos de prescrição ou produtos de consumo.

O shopper não necessariamente precisa ser fiel a produtos como pasta de dente, sabonete ou fraldas. Disso, nasce o desafio de se pensar em programas de fidelização para esses produtos aos quais o consumidor tem livre acesso na farmácia e em outras opções de local para comprar, como supermercado, por exemplo.

Mudando o mindset: farmácia como shopping center de saúde e bem-estar

Um dos grandes insights da InterPlayers ao trabalhar com Programa de Fidelização é a flexibilidade de ações focadas nas necessidades do shopper.

As possibilidades de ações para incentivar o cliente a se manter fiel a um bem de consumo são enormes.  A estratégia pode ser bem mais personalizada, pois os geradores de demanda são múltiplos: redes sociais, influencers, revistas especializadas, mídia aberta, entre outros. Ao contrário do medicamento, que possui um único gerador de demanda: o médico.

É possível traçar ações cruzadas entre os produtos da indústria e desenvolver programas de fidelização que tragam resultados nos pontos de vendas conhecendo os seguintes dados:

  • Os geradores de demanda dos produtos
  • O público (Individuo ou Família)
  • A necessidade do produto: lançamento, recuperação de share, fortalecer as vendas etc.

 

Como a InterPlayers atua

Hoje, é possível monitorar todo esse processo de ponta a ponta (Tracking) de forma 100% digital, desde a geração de demanda até a fidelização através da compra, produtos e serviços disponibilizados. As soluções  de Fidelização da InterPlayers detém

A InterPlayers tem uma gama de caminhos e plataformas que robustece os programas de fidelização e diminuem o índice de dropout:

  • Rede credenciada com alta capilaridade
  • Integração com Programas de Suporte ao Paciente (PSP)
  • Integração com Programa de Início de Tratamento (IT)
  • Régua de relacionamento para engajamento do paciente
  • Compra programada – Programa de Assinatura
  • Portal da Drogaria (mais de 4 milhões de atendimentos por mês, chegando a ter 150 vendas registradas por segundo)
  • Telemedicina
  • Integração ao Healthy

Um exemplo de fidelização para produtos de consumo

Imagine que uma mulher de 25 anos, solteira e moradora de São Paulo, adquira um batom da marca A em uma unidade da farmácia depois de ter sido impactada por um anúncio de uma influencer que estava com cupom para o produto nas drogarias X e Y.

O tracking permite que a indústria entenda toda a jornada e identifique por individuo, região, hábito de consumo e consiga traçar estratégias por marca, região e acesso. É possível desenvolver campanhas diferenciadas para estudo de mercado e após este estudo propagar as ações conforme cada estratégia. Isto engloba inclusive qual a melhor forma para fidelizar o consumidor aos produtos: seria um bônus? Programas de pontos? Cashback ou loyalty?

Com o conhecimento desta consumidora, desenvolve-se campanhas necessárias para incentivá-la a se manter fiel àquela marca de batom, que foi o exemplo que usamos. Mas não pode ficar apenas por aí, o cruzamento de produtos é essencial para fidelizar o shopper. Essa estratégia pode ser feita com todos os MIPS.

É justamente nesse mar de possibilidades que a InterPlayers vem atuando junto às indústrias para fidelizar shoppers, de maneira que eles vejam os programas de fidelização como algo de muita utilidade e praticidade em seu dia a dia, assim como sabemos que os pacientes que utilizam os programas de fidelização para medicamentos se sentem gratificados pelo recurso disponibilizado.

Confira também a jornada completa do consumidor para produtos que não necessitam de prescrição.

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