Invista em ações diferenciadas de relacionamento e fidelize o shopper no PDV

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Artigo escrito por: Interplayers

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Fidelizar o shopper no PDV

Cada vez mais temos um shopper com perfil exigente, tecnológico e em busca de sanar todas as suas necessidades num único lugar – o que aumenta significativamente o desafio das indústrias em desenvolver um processo que fidelize o shopper no PDV e dos varejistas em reter esse cliente.

A verdade é que está ocorrendo uma grande mudança na forma de comunicação da indústria farmacêutica e do mercado de saúde e bem-estar com esse público. Para conquistá-lo, o diálogo entre marca e cliente deve ser individualizado – e não mais massificado como acontecia no passado.

E isso reflete diretamente na maneira de se relacionar com o shopper e, também, no formato de entrega de informações para sensibilizá-lo.

Diante disso, uma das estratégias valiosas para se aproximar deste público e, consequentemente, aumentar as vendas são os programas de relacionamento no canal.

Uma série de empresas já investem neste modelo e registram excelentes resultados. Veja alguns exemplos: Novartis (Vale Mais Saúde), Bayer (Bayer para Você), Aché (Cuidados pela Vida), Abbott (Abrace a Vida), EMS (EMS Saúde), Astrazeneca (Faz Bem), UCB (Compromisso Saúde), além da Theraskin (Programa Theraskin) e Lilly (Lilly Melhor para você).

Por que esses programas são um sucesso?

O grande destaque destes programas de relacionamento está na forma como são estruturados. É importante lembrar que um programa deste não pode se basear somente em descontos. Para ter sucesso, é preciso analisar os desejos e necessidades do público-alvo, os dados de mercados e implementar técnicas de relacionamento específicas para cada um.

O comportamento do mercado é peculiar. Por isso, é importante sempre apresentar claramente os benefícios ao shopper por meio do programa e o convidando a participar.

Nos programas de apoio ao tratamento de pacientes o foco está em abordar os impactos e tratamentos das doenças, sempre reforçando a importância de não esquecer de tomar a medicação seguindo as orientações médicas. Um programa bem estruturado permite acesso ao produto, oferece condições atrativas e, também, precisa disponibilizar uma ampla rede de estabelecimentos em todo país.

O sucesso à adesão a este modelo está diretamente relacionado com as vantagens oferecidas ao consumidor, bem como a facilidade nos meios e formas de adesão, como 0800, atendimento via URA, web, no PDV e em aplicativos mobile.

Neste último inclusive, estudos indicam que a grande procura dos aplicativos móveis facilitam a busca de farmácias credenciadas, a adesão e o cadastramento do paciente de forma rápida e simples, podendo inclusive visualizar as regras e benefícios como descontos, pontos ou serviços que cada programa oferece, de acordo com as características de cada produto.

Quando você passa a utilizar uma plataforma que possibilita a operacionalização de diversos outros tipos de programas para produtos e medicamentos em geral, aumenta a chance de fidelizar o cliente. Outra importante vantagem é a rápida operacionalização, bem como, a facilidade do varejo no atendimento de seus consumidores e pacientes.

Neste processo, lojas de varejo de diversos setores do segmento saúde são contempladas com o processo de reposição, que evita ruptura dos produtos inseridos nos programas, além de completa gestão de relacionamento.

Por isso, torna-se fundamental contar com um parceiro que tenha excelência na operacionalização destes programas e capacidade para fazer uma implementação adequada.

A Seven PDV, Unidade de Negócios da InterPlayers, especializada no gerenciamento de toda a infraestrutura de acesso aos benefícios e descontos dos principais programas de consumidores do Brasil, possui mais de 20 anos de expertise nesse assunto, com mais de 12 mm de pacientes e consumidores em suas plataformas.

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