Os maiores desafios do relacionamento entre o promovendedor e o varejo farmacêutico

Promovendedor é o profissional responsável por negociar com os PDVs sobre a aquisição de produtos da indústria farmacêutica que representa, e negociar espaços de visibilidade na loja, como pontas de gôndola.

Pelo que se sabe, até o ano de 2003, a figura do promovendedor ainda não existia dentro da indústria farmacêutica. Com o passar dos anos, e o aumento da concorrência entre indústrias farmacêuticas, os promovendedores tornaram-se ainda mais necessários.

Isso porque através do trabalho desses profissionais é possível aumentar a visibilidade dos produtos de uma indústria farmacêutica, por exemplo. Muito mais do que “passar pedidos”, o promovendedor trabalha em prol do destaque daquela indústria dentro do mercado.

Acontece que, para exercer esse papel, o promovendedor acaba enfrentando alguns desafios dentro desse relacionamento que ele estabelece entre a indústria e o varejo. Isso inclui, por exemplo:

  • Estudo e análise de diversos PDVs;
  • Pesquisa de preços e tendências do mercado;
  • Abordagem dos PDVs;
  • Morosidade e complexidade do processo de negociação;
  • Formalização da negociação.

Dentre esses, sem dúvida, os maiores desafios se referem à morosidade e complexidade do processo de negociação. Quer entender melhor? Continue a leitura.

Negociar: a parte mais difícil e demorada do trabalho do promovendedor

Não é segredo para ninguém que vender não é uma tarefa simples. Ainda mais quando existem diversos concorrentes no mercado que estão tentando vender produtos semelhantes para seus possíveis clientes.

No setor farma também funciona assim. Existem inúmeras indústrias tentando vender seus produtos para os PDVs. Por isso, para fechar um acordo com uma farmácia em nome da indústria, o promovendedor precisará enfrentar um processo de negociação, por vezes, demorado.

É preciso entrar em acordo com o PDV com relação aos produtos que serão adquiridos, as metas de venda, a melhor estratégia de destaque daqueles produtos dentro da loja, o prazo de duração daquela ação, o valor que será pago pela indústria em favor do PDV etc.

Durante toda a negociação, o promovendedor precisa demonstrar para o PDV que aquele acordo que eles estão firmando é verdadeiramente vantajoso para as duas partes. Porém, nem sempre esse profissional está preparado para fazer isso sem as ferramentas adequadas.

A demora nas negociações pode se tornar muito mais do que um desafio para o trabalho do promovendedor, mas um verdadeiro empecilho, pois pode fazer com que o PDV perca o interesse naquela negociação ou ainda feche acordo com outra indústria concorrente.

É preciso otimizar esse processo de negociação entre o promovendedor e o varejo farmacêutico, utilizando dados para embasar a oferta e estratégias eficientes para gerar resultados positivos para ambas as partes.

A solução para otimizar o trabalho do promovendedor e os Acordos de Trade Marketing

Além de ter conhecimentos sobre vendas, negociação e Trade Marketing Farmacêutico, o promovendedor precisa contar com ferramentas verdadeiramente eficientes para que consiga executar seu trabalho com sucesso.

A InterPlayers desenvolveu uma Solução de Gestão de Acordos, capaz de otimizar o trabalho do promovendedor em todas as suas etapas (desde a pesquisa)!

Através da tecnologia de outras soluções e do know-how InterPlayers no varejo farma é possível ter uma visão 360º do projeto com:

  • Execução no ponto de venda (com detalhes da visita)
  • Ações promocionais
  • Gerenciamento de categoria
  • Fotos
  • Avaliação de mix de produtos
  • Preços
  • Facing
  • Pesquisas de presença
  • Análise da concorrência
  • Formalização das negociações (com aprovações em tempo real)
  • Agilização dos pagamentos

Tudo isso de forma prática, fácil, segura, digital e eficiente! Maravilha, não é!? Inclusive, com a plataforma de Gestão de Acordos da InterPlayers mensurar o crescimento das suas vendas fica muito mais fácil!

Dentro da plataforma da InterPlayers, o promovendedor encontrará:

  • Gerenciamento de negociações com o PDV através de ações customizáveis
  • Aprovações de acordos digitais com fluxos de aprovações parametrizáveis
  • Visão de acordos, ações, agrupamentos de PDVs, arquivos comprovantes, registro de apuração em ambiente auditável
  • Visão de produtos, família, investimento, quantidade e valores por ação

E muito mais!

Para saber mais sobre como a Solução de Gestão de Acordos da InterPlayers pode revolucionar a sua forma de fechar acordos de Trade Marketing, clique aqui e saiba mais.

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