As oportunidades do mercado farma para os Não Medicamentos

Nos últimos anos os não medicamentos vêm ganhando cada vez mais força dentro da farmácia. De acordo com dados da Close – Up,  os não medicamentos representam cerca de 1/3 do volume de vendas em unidades e sua representatividade vem crescendo dentro do setor.

Dentro desse mercado, os itens de “Higiene e Produtos de Consumo” lideram o volume de vendas, representando cerca de 66% das vendas do setor, seguida da categoria “Outros”, com 24% e “Alimentos e Bebidas”, com 12% de acordo com dados de março de 2019.

Na prática, o que isso significa?

Os não medicamentos estão presentes em mais de 80 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Não importa se é numa farmácia independente ou numa grande rede, o segmento ganhou força por contribuir muito para valorizar a experiência de compra do cliente na farmácia.

O medicamento ainda é a principal razão de destino dos shoppers, mas à medida que ele chega à loja, não há por que deixar de aproveitar esse momento e levar itens fundamentais para sua qualidade de vida.

Os PDVs que investem nessa categoria conseguem oferecer um mix de produtos mais completo e diferenciado e, com certeza, têm melhores resultados, margens, lucratividade e serviço aos seus clientes.

Oportunidades

As grandes redes ainda são os principais motores de venda das categorias de Não Medicamentos, com cerca de 60% do volume proveniente de suas lojas.

Entretanto um dos setores do varejo que mais crescem nos últimos anos na venda em Não Medicamentos, são as médias redes e o associativismo, que já atingem cerca de 20% das vendas no setor. Conhecido como canal indireto, trata-se de outro importante pilar na distribuição numérica da Indústria. São farmácias importantes, localizadas especialmente em municípios que variam de 50 a 300 mil habitantes.

Se você é um executivo deste setor, deve estar sedento pela oportunidade que o canal farma apresenta. E para aproveitar ao máximo essa oportunidade, com certeza você não pode prescindir de equipes de alta performance, integração com os parceiros, inteligência e visibilidade da informação e efetividade comercial.

O ideal é ter tudo isso em um lugar só. Concorda?

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