Jornada do Paciente: o que é e como aperfeiçoar cada fase

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Carolina Miranda

Por: Carolina Miranda

Gerente de Soluções Interplayers | Adesão ao Tratamento | Programas de Suporte ao Paciente | PSP | PSD | SAC.

Jornada do Paciente: como mapear e aperfeiçoar cada fase

Colocar o paciente no centro para um entendimento mais completo da sua relação com produtos e serviços de saúde já não é nenhuma novidade para a indústria farmacêutica. O paciente está cada vez mais empoderado de informações e, para acompanhar esse movimento, é preciso conhecer sua jornada pré, durante e pós diagnóstico. Por isso, o mapeamento da jornada do paciente passou a ter tanta importância.

Um grande erro que pode acontecer é assumir que todos os pacientes estão no mesmo estágio de decisão, oferecendo produtos, serviços e soluções antes mesmo de entender a real fase, necessidade e dor do paciente.

O que é a jornada do paciente?

O termo “Jornada do Paciente” vem importado a partir do conceito de customer experience, já muito utilizado em marketing e ganhou importância quando o mercado notou que um bom mapeamento da jornada do consumidor pode ajudar a oferecer produtos e serviços mais aderentes à realidade dele.

Seguindo a tendência do patient centrity e trazendo essa realidade para o mercado da saúde, a jornada do paciente é um mapeamento de todas as fases que um paciente pode percorrer durante um tratamento.

Detalhar a Jornada do Paciente leva a descoberta de necessidades não atendidas e de pontos onde há oportunidades de crescimento para a definição de estratégias que facilitem e apoiem as tomadas de decisão do paciente.

A indústria farmacêutica pode contribuir com experiências mais positivas para os pacientes, colaborando para superar as barreiras, oferecendo apoio para levá-los e mantê-los em tratamento.

Conheça, também, a jornada digital do paciente!

Como a indústria pode melhorar seus serviços em cada etapa da jornada?

Infográfico Jornada do Paciente

1. Sinais e sintomas

O maior desafio dessa etapa da jornada do paciente acontece porque muitas pessoas, quando começam a sentir algum sintoma, têm como primeiro impulso realizar buscas na internet, comentar com o amigo, com o vizinho, com o familiar, procurando por uma resposta rápida e imediata.

Hoje, já existe um movimento das indústrias farmacêuticas de trazerem sites com mais informações sobre as patologias e seus tratamentos para tentarem oferecer apoio nesse momento da jornada.

Entretanto, especialmente quando falamos de doenças raras, ainda há muito espaço a ser ocupado nas mídias mais tradicionais e até mesmo nas redes sociais. A informação pode ser uma aliada importante para evitar que o paciente faça automedicação, consultas ao “Dr. Google” e corra o risco, até mesmo, de ter um diagnóstico tardio.

2. Atendimento médico

Quando o paciente procura um médico, é muito comum que ele tenha que passar por mais de um especialista. No caso de algumas doenças raras, por exemplo, o número de especialistas nesse assunto, geralmente, é menor, tornando a jornada do paciente mais difícil.

Apesar de ser uma fase em que a comunicação com o paciente pode ser limitada, a indústria farmacêutica investe em levar conhecimento, realizando pesquisas e fornecendo informações científicas para os médicos, a fim de apoiá-los no diagnóstico e tratamento de seus pacientes.

3. Diagnóstico

Para investigar e fazer o diagnóstico correto durante a jornada do paciente, é natural que o médico solicite exames. Porém, no caso de alguns tipos de exame, pode ser que o paciente tenha uma maior demora em realizá-lo através do SUS, ou até mesmo não tenha a cobertura através de seu plano de saúde.

Diante desse cenário, a indústria tem a oportunidade de apoiar e acelerar essa fase de diagnóstico para que o paciente chegue, quanto antes, até o diagnóstico e, consequentemente, ao tratamento.

Com isso, por meio dos Programas de Suporte ao Diagnóstico, a indústria farmacêutica apoia o paciente subsidiando alguns tipos de exames.

4. Acesso

O processo para conseguir o acesso a uma medicação pode ser, muitas vezes, burocrático. Consiste em preenchimento de documentos, cópias de documentos, laudos médicos e exames. São muitos detalhes e, em muitos casos, o médico não consegue auxiliar o paciente.

Por meio dos Programas de Suporte ao Diagnóstico, a indústria, ajuda o paciente a entender a documentação e requisitos necessários, que podem variar de Estado para Estado, apoia no  preenchimento correto da documentação, quando aplicável, quais prazos devem ser cumpridos e outros fatores importantes. Fazendo, assim, o apoio ao paciente até que ele consiga obter o acesso, seja pela via pública ou privada.

5. Engajamento

Depois que o paciente já iniciou o tratamento, é hora de mantê-lo engajado. Isso é possível ao investir em um Programa de Suporte ao Paciente. É possível fazer o acompanhamento, realizando ligações de acompanhamento, réguas de engajamento específicas por perfil de paciente, visitas de profissionais especializados e equipe multidisciplinar. As possibilidades são muitas para evitar que o paciente abandone o tratamento .

Para conseguir acompanhar e oferecer serviços para a jornada do paciente, é importante contar com expertise, suporte e soluções que ofereçam a possibilidade de atingir o paciente de maneira única, colocando-o sempre no centro do tratamento.

A Interplayers tem as ferramentas para isso. Saiba mais sobre as nossas soluções de Programas de Suporte ao Paciente e tudo que só o hub de negócios pode oferecer.

Artigo V2 1

Compartilhe

Talvez você goste também
Descubra como aumentar o retorno de consulta com inovação e foco no paciente.

Por que muitos pacientes não voltam? Desafios e soluções para o retorno de consulta

Você já se deparou com uma agenda cheia de retornos marcados...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Edson Guimarães

Por: Edson Guimarães

O VAN do Pharmalink automatiza de forma inteligente a transmissão de pedidos entre indústria e varejo farma.

VAN Pharmalink: transmissão de pedidos inteligente entre farmácias e indústria

No setor farmacêutico e de HPPC, onde agilidade, rastreabili...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Marcos de Souza Terceiro

Por: Marcos de Souza Terceiro

Living Intelligence: veja como a IA está mudando a indústria farmacêutica.

Living intelligence: como a convergência de IA e biotecnologia impacta a jornada do paciente

Em um mercado no qual inovação e experiência do paciente se ...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.