Inovação em Programas de Suporte ao Paciente

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar.

Inovação em Programas de Suporte ao Paciente

No mercado de saúde e bem-estar, assim como no mundo, as inovações em suporte ao paciente e em outras áreas no mercado farma estão sempre acontecendo e não é de hoje. Ainda no século XVII, quando toda a tecnologia que existe hoje ainda não era nem um sonho para a humanidade, Edward Jenner criou a primeira vacina que o mundo conheceu. Uma inovação que perdura até os dias de hoje e mudou totalmente o cenário da medicina.

Inovação nos Programas de Suporte ao Paciente

Quando falamos em Programa de Suporte ao Paciente, a indústria farmacêutica está sempre procurando por inovações para oferecer benefícios aos pacientes de forma cada vez mais eficaz, ágil, direcionando os recursos de forma mais produtiva, mas sem perder a humanização, mantendo o paciente no centro das suas estratégias. Afinal, como é possível inovar nos PSPs?

CRM

O CRM pode parecer uma coisa básica quando tratamos de Programas de Suporte ao Paciente, já que é essencial para acompanhamento e registro dos casos. Nesse sentido, uma plataforma que ofereça possibilidade de cuidados individualizado, atrelada a uma boa régua de relacionamento personalizada visando a classificação de risco de cada paciente, possibilita abordagens adequadas, de acordo com cada fase da jornada.

Também é importante levar em consideração a multicanalidade. Além dos contatos individuais por mensagerias (SMS, WhatsApp, Telegram etc.), também é possível acompanhar grupos de pacientes nas mídias sociais ou até mesmo realizar gestão de páginas, oferecendo um ambiente que auxilia durante a jornada. É muito comum que o paciente se sinta sozinho durante sua caminhada, então criar formas para que ele possa se expressar com pessoas que entendam o que ele está passando, seja com profissionais ou com outros pacientes, pode ser uma grande forma de apoio.

Gestão do Programa de Suporte ao Diagnóstico

Para gerar valor aos pacientes e ao médico desde as primeiras fases da jornada é possível oferecer também suporte ao diagnóstico. Esse serviço traz mais agilidade e assertividade durante essa fase, porém é importante realizar uma gestão eficiente de todo o processo.

A InterPlayers possui uma plataforma exclusiva que integra todos os players envolvidos em um só lugar, permitindo o gerenciamento completo, desde o pedido do exame até o encaminhamento do paciente ao PSP.

Além disso, também é possível dar suporte aos médicos solicitantes com uma segunda opinião médica feita por especialistas, trazendo mais segurança no diagnóstico, especialmente em patologias mais complexas.

Televisitas

Dentro dessa realidade, também é possível oferecer contatos com diversos profissionais de saúde, orientação para uso de medicamento com uma enfermeira ou até mesmo uma aula com um personal trainer – principalmente para os casos em que os pacientes precisam de exercícios específicos devido as suas condições.

Chatbot

O chatbot é uma plataforma que permite a comunicação automática e bidirecional, podendo estabelecer não somente diálogos receptivos, mas também ativos para orientação e cuidados aos pacientes de acordo com protocolos pré-definidos. Esta tecnologia conta com algoritmos de machine learning e inteligência artificial, possibilitando mais previsibilidade e estabelecendo uma linguagem mais natural para aumentar as opções de respostas, criando uma experiência mais agradável e humanizada ao paciente.

Medical Coaching

Uma outra maneira inovadora de prestar suporte ao paciente é por meio do medical coaching. Um processo que procura oferecer o desenvolvimento de capacidades de enfrentamento físico, mental e emocional em momentos de crise e/ou desafios de saúde. A ideia é construir, no paciente, a percepção de que ele é maior do que a sua condição de saúde e tem recursos próprios para traçar a sua jornada.

Liberação de Início de Tratamento

Estimular a aderência ao tratamento por meio de liberação de amostras de medicamentos pode envolver um processo abrangente que passa pelo representante e médico para, só então, chegar ao paciente, mas sem rastreabilidade. Uma plataforma inovadora pode permitir que o próprio paciente realize a retirada do medicamento diretamente no PDV, facilitando esse fluxo e gerando possibilidade de rastreamento muito maior. Para o caso dos medicamentos non-retail, é possível contar com a distribuição por meio de operadores logísticos especializados.

Central de atendimento moderna, mas humana

Fornecer um excelente serviço de atendimento ao cliente é muito mais do que ser produtivo. É um desafio complexo na prestação de serviços na área de saúde e bem-estar. Apesar do uso frequente das tecnologias nas centrais de atendimento, o atendimento humano também está sempre em processo de inovação e aprendizado e é uma peça fundamental para que, alinhado a tecnologia, possa oferecer de forma cada vez mais eficaz e eficiente uma tratativa com pacientes que contenha muito acolhimento e empatia.

Os Programas de Diagnóstico e de Serviços ao Paciente são essenciais para a qualidade de vida e alento para os pacientes e seus cuidadores e exigem uma cadeia de serviços inovadores para prestar esse suporte. Nesse caso, a experiência de mercado e expertise no assunto deve ser o principal ponto de atenção ao escolher um parceiro que ajude a mudar a abordagem dos seus negócios.

Conheça a área de Serviços ao Paciente da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar que tem tudo o que a indústria farmacêutica precisa para estabelecer um Programa de Suporte ao Paciente mais completo e inovador.

Artigo V2 1

Compartilhe

Talvez você goste também
Saiba como Inteligência de Negócios eleva a performance dos PBMs e garante decisões mais estratégicas na indústria farmacêutica.

A importância da Inteligência de Negócios (BI) para PBMs da Indústria Farmacêutica

No competitivo mercado farmacêutico, a acessibilidade e a fi...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Everton Paloni

Por: Everton Paloni

Descubra como a inteligência artificial na saúde transforma a jornada do paciente e a eficiência das organizações.

Como a Inteligência Artificial na saúde está mudando a jornada do paciente

A inteligência artificial na saúde está revolucionando o set...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Descubra os principais desafios do mercado non-retail e como resolvê-los.

5 desafios que ainda comprometem as vendas da Indústria no canal non-retail

O crescimento do mercado non-retail, que compreende a venda ...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Mário Nascimento

Por: Mário Nascimento

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.