Um dos temas mais comuns a cerca dos Programas de Suporte ao Paciente é a jornada do paciente e o apoio que esse tipo de iniciativa pode oferecer durante o tratamento. Entretanto, uma fase muito importante e que também necessita de atenção especial é o diagnóstico. E os PSPs também podem cumprir um papel significativo nesse momento.
O PSP faz parte da jornada do paciente. Com ele, é possível identificar o perfil do paciente e a fase em que ele está para que receba a informação que precisa, na hora certa e pelo canal de sua preferência. Isso faz com que cada paciente sinta que está recebendo um atendimento único e tenha uma melhor absorção da mensagem e consequente adesão.
É importante ressaltarmos que, quando se estuda a jornada do tratamento, também se estuda a doença em si. Como ela é diagnosticada, quais são as dificuldades de diagnóstico, qual é o protocolo recomendado para o tratamento, se vai além do medicamentoso, quais os desafios dos pacientes etc.
A partir do entendimento de todos esses fatores é que os serviços de um PSP devem ser compostos. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância desse tipo de programa para o diagnóstico.
O processo do diagnóstico
Depois de apresentar alguns sintomas e começar a suspeitar de que é preciso investigar a causa deles, o paciente busca atendimento médico e então se inicia a caminhada para encontrar o diagnóstico correto.
Dependendo da doença, pode ser que ele tenha dificuldade de explicar os sintomas e pode até se sentir incompreendido durante esse processo. Um exemplo é o caso das doenças raras, em que pacientes consultam, em média, mais de 7 médicos antes de receber um diagnóstico preciso, de acordo com pesquisa do Journal of Rare Disorders (JRD).
Se o paciente utiliza o sistema público de saúde, então, esse pode ser um momento ainda mais desafiador com demora para conseguir atendimento, consultas muito rápidas e dificuldade de encaminhamento para um especialista.
O paciente pode passar dias, semanas, meses ou até anos no processo de diagnóstico.
Isso porque os sinais e sintomas podem estar associados a diversas condições e os exames são meios de confirmá-las ou eliminá-las. Os exames podem variar desde os mais simples e corriqueiros como o hemograma, até outros mais caros e complexos ou mesmo incômodos aos pacientes.
No SUS, os exames podem não estar disponíveis ou demora-se um tempo para realizá-los. Para pacientes que realizam o desembolso, é possível se deparar com exames caros, tornando o diagnóstico ainda mais difícil em alguns casos.
Além disso, em casos em que a manutenção e o controle da doença são contínuos ou, até mesmo, quando é necessário fazer algum ajuste de dosagem de medicação, é provável que o médico solicite mais exames e todo esse processo acaba se repetindo.
A presença de um Programa de Suporte ao Paciente pode ser muito valiosa para facilitar toda essa fase da jornada para o paciente.
O desafio do acesso
O acesso ao tratamento, no Brasil, ainda é um desafio. É comum que, quando esse serviço está disponível, o paciente precise de submeter a uma série de exames para retirá-los gratuitamente.
No caso do SUS, o paciente precisa apresentar os exames exigidos no Laudo de Medicamentos Especializados (LME). Por meio dele são estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão do tratamento medicamentoso fornecido nas farmácias de alto custo.
Isso quer dizer que o paciente só será incluso no programa de fornecimento de medicamento do Ministério da Saúde após apresentar a LME e todos os documentos em conformidade com o protocolo para doença no SUS.
O PSP pode agilizar todo esse processo que pode demorar muito e, consequentemente, prejudicar a efetividade, o início e a continuidade do tratamento.
A InterPlayers oferece soluções especializadas e conta com serviços de operação logística para envio de materiais e parcerias com laboratórios de análises clínicas, porque muitos programas oferecem aos pacientes a possibilidade de diagnóstico e a realização de exames ao longo do tratamento para acompanhamento da doença.
Além disso, também contamos com toda estrutura e expertise do Hub de Negócios da Saúde e Bem-Estar, que diferencia a nossa entrega de valor para o mercado e aqueles que estão dispostos a cuidar do paciente de forma integral, gerando uma experiência positiva ao longo dessa jornada.
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