Régua de relacionamento: o que é, para que serve e como é aplicada na indústria farmacêutica

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Régua de relacionamento

A fidelização dos clientes é um assunto que está sempre em alta e tem extrema importância para as estratégias de qualquer negócio que deseja ter sucesso, especialmente em um cenário de crescente competição e instabilidade.

O relacionamento com o cliente se torna essencial nesse cenário, impactando diretamente nesse processo. Assim, as réguas de relacionamento vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das estratégias de fidelização.

E esse mesmo contexto se aplica às indústrias farmacêuticas. À medida que novos tratamentos são lançados e a concorrência aumenta, as indústrias farmacêuticas precisam considerar novas formas de reter o paciente às suas marcas

Entretanto, para que uma régua de relacionamento atinja seus objetivos, é preciso saber aproveitar as oportunidades e momentos favoráveis para a comunicação.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que é a régua de relacionamento, para que serve e como ela pode ser aplicada na indústria farmacêutica.

O que é régua de relacionamento?

A régua de relacionamento tem o objetivo de manter um contato contínuo da empresa com seus clientes, respeitando a fase da sua jornada dentro do funil.

Por meio de e-mails, SMS, mensagens de whatsapp, plataformas de conteúdo e outras inúmeras estratégias, a régua de relacionamento faz com que a sua empresa se faça presente na vida do cliente, gerando fidelização, lembrança de marca e até fomentando as conversões em vendas.

Tudo isso com o objetivo de oferecer ao consumidor uma relação completa e, muitas vezes, personalizada. Para isso, é imprescindível conhecer muito bem as personas do seu negócio e escolher os momentos certos de entrar em contato, quais assuntos abordar e qual tipo de linguagem utilizar.

Alta concorrência e um novo perfil de pacientes

No setor farmacêutico, a competitividade tem se mostrado cada vez mais acirrada. Dezenas de novas drogas são lançadas no mercado todos os anos e algumas são muito semelhantes na eficácia e segurança com as já existentes.

Assim, competir no mercado farmacêutico com base apenas no diferencial que os produtos podem oferecer já não parece tão simples.

Além disso, o perfil do consumidor e dos pacientes mudou muito nos últimos anos. Os pacientes buscam informações sobre suas doenças ao perceberem os primeiros sintomas, até mesmo antes de ir ao médico e continuam durante o diagnóstico e tratamento em busca de segurança, informação, entendimento da sua situação, riscos e o melhor caminho a seguir.

Esses têm sido alguns dos motivos que têm levado as empresas farmacêuticas a ampliarem seus investimentos no relacionamento com os pacientes e buscarem novas formas de agregar valor aos seus produtos.

Como a régua de relacionamento é aplicada na indústria farmacêutica?

Para atender a demanda e fidelizar o shopper ou paciente, a indústria deve investir também em infraestrutura e inovação na forma de se relacionar com ele.

Oferecer réguas de relacionamento que interajam com as necessidades do paciente e que promovam uma conversa personalizada é essencial para evitar que o paciente troque o medicamento por outra marca ou por um similar ou até mesmo que o tratamento seja abandonado.

Entendemos que a pergunta a ser feita é como levar uma assistência ao paciente em um mundo tão digital. Como realizar ações diferenciadas com o paciente para que ele se sinta acolhido e com as melhores informações sobre cada tratamento que ele participe.

Por isso, é importante que o foco do relacionamento esteja no cliente, provendo informações úteis e relevantes por meio de ferramentas de interação como e-mail marketing, SMS e canais digitais próprios.
Pode parecer fácil, mas não é. A gestão do relacionamento com o paciente demanda cuidados e protocolos específicos como para relatos de eventos adversos, limitações para acesso a dados dos pacientes, revisão de profissionais de saúde, exigência de referências científicas, regras de compliance etc.

Por isso, é comum que esses e outros pontos possam se tornar barreiras para uma gestão eficiente no relacionamento com os pacientes.

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