O conceito de “Patient Centricity” e os desafios da indústria farmacêutica

O conceito de “Patient Centricity” e os desafios da indústria farmacêutica

Picture of <span class="artigo-escrito">Artigo escrito por: </span>Interplayers

Artigo escrito por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar

Patient Centricity

Os players do mercado farmacêutico estão, cada vez mais, reconhecendo a necessidade da participação e da incorporação da perspectiva do paciente no desenvolvimento de produtos e soluções. Apesar do termo “Patient Centricity” estar em alta na indústria farmacêutica, ainda há muitas dúvidas do que ele realmente significa.

No Brasil, ainda há muita dificuldade em entender que o paciente também é cliente. E o cliente nunca teve tanta voz quanto atualmente:

Patient Centricity e os desafios da indústria farmacêutica

Os pacientes querem se sentir informados, apoiados e ouvidos para que possam tomar decisões e escolhas significativas sobre seus cuidados. E uma estratégia Patient Centric atende exatamente a essas demandas.

Patient Centricity é o processo de desenvolver um produto ou serviço em torno do paciente.

A abordagem centrada no paciente exige uma parceria entre indústria farmacêutica, médicos, pacientes e suas famílias para alinhar as decisões com os desejos, necessidades e preferências do paciente. Isso também inclui a educação específica e o suporte que os pacientes precisam para tomar essas decisões e participar de seus próprios cuidados.

A indústria deve, portanto, ter ouvidos atentos e envolver-se, na medida do possível, em um diálogo com os pacientes, encontrando pontos de valor na jornada, onde você realmente precisa das suas visões e inputs.

Por que o “Patient Centricity” é importante?

Uma abordagem centrada no paciente é considerada pela maioria dos especialistas como a chave para oferecer cuidados de saúde de alta qualidade. Alguns estudos sugerem que esse tipo de estratégia pode beneficiar muitos resultados importantes.

  • Comercial – pacientes que relatam experiências positivas confiam mais em seus profissionais e têm menos probabilidade de trocar de médico, gerando continuidade e aderência ao tratamento.
  • Técnico – os pacientes simplesmente respondem melhor. Estudos mostraram que pacientes com ataque cardíaco, por exemplo, tratados em hospitais com atendimento centrado no paciente com alta classificação mostram menos sintomas e têm maior probabilidade de sobreviver um ano depois. Os pacientes tratados em hospitais centrados no paciente também têm menos probabilidade de exigir readmissão no mês seguinte ao retorno para casa.

Mudança de mindset: um grande desafio para o Patient Centricity

Durante muito tempo no mercado farmacêutico, a conversa com pacientes foi um tema delicado, pois não é permitido a promoção de medicamentos, por exemplo. Assim, muitas pessoas do ramo têm enraizada a convicção de que estabelecer uma relação com o paciente é errado.

Essa transição e mudança de mindset para uma abordagem centrada no paciente pode ser demorada, já que deve abranger toda a cadeia que envolve o serviço e/ou produto até a chegada ao paciente.

Esses obstáculos são desafiadores e exigem uma estratégia muito bem estruturada. Nesse caso, a experiência de mercado e expertise no assunto deve ser o principal ponto de atenção ao escolher um parceiro que ajude a mudar a abordagem dos seus negócios.

Conheça a área de Serviços ao Paciente da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar que tem tudo o que a indústria farmacêutica precisa para estabelecer uma abordagem centrada no paciente de sucesso.

 

Compartilhe

Talvez você goste também
Paciente realizando consulta de telemedicina: soluções digitais de saúde impulsionam a indústria farmacêutica

Soluções Digitais de Saúde: como o Conecta Médico impulsiona a Indústria Farmacêutica

A tecnologia é essencial na transformação do atendimento ao ...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Imagem mostrando o início de tratamento de um paciente pegando medicamento na farmácia

A Importância do Início de Tratamento na Indústria Farmacêutica

O início de tratamento na indústria farmacêutica é um moment...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

Atendimento no PDV transformado com o Varejo 4.0

Varejo 4.0: transformando a experiência no PDV e gerando valor para a Indústria Farmacêutica

A Interplayers está constantemente à frente das principais t...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.