Como Aumentar a Demanda Médica na Sua Indústria Farmacêutica

Como Aumentar a Demanda Médica na Sua Indústria Farmacêutica

Picture of <span class="artigo-escrito">Artigo escrito por: </span>Interplayers

Artigo escrito por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar

3 estratégias inovadoras para aumentar a demanda médica

A sua indústria enfrenta dificuldades para aumentar a capilaridade de mercado? Como estão estruturadas suas ações para gerar demanda médica? A cobertura do seu painel atual é suficiente para alcançar bons resultados? No dia a dia, muitas estratégias são utilizadas pelas indústrias farmacêuticas para aumentar a geração de demanda médica no canal farma, garantindo uma maior capilaridade de mercado. Uma das principais estratégias para enfrentar esse desafio é a visitação médica.

Desafios na Geração de Demanda Médica

Desenvolver e manter um relacionamento sólido com médicos para que continuem prescrevendo seus produtos é um grande desafio para muitas marcas de medicamentos. Criar um bom relacionamento com os médicos demanda tempo, investimento em materiais e uma equipe especializada e focada.

Para que a estratégia de visitação médica seja eficaz e gere os resultados esperados, é necessário planejar a atuação em toda a cadeia e explorar novas alternativas, mais inteligentes e rentáveis. Por exemplo, de nada adianta gerar demanda junto ao médico se o ponto de venda (PDV) não estiver abastecido com o produto.

Estratégias Eficazes para Aumentar a Capilaridade de Visitação Médica

1. Atue em Especialidades Médicas Coadjuvantes

Um dos principais desafios da indústria farmacêutica com medicamentos de prescrição médica é expandir e potencializar a cobertura do painel, além dos canais comuns. Estar presente em áreas mais remotas ou abrir mercado em novas especialidades pode ser oneroso, mas extremamente eficaz.

Por exemplo, uma indústria que produz medicamentos para tratar o Mal de Parkinson, normalmente diagnosticado por neurologistas, pode expandir sua atuação ao considerar clínicos gerais e geriatras que também prescrevem esses medicamentos. Isso pode aumentar significativamente a participação de mercado em outras especialidades.

2. Supere a Limitação de Headcount

Ao planejar a visitação médica, muitas indústrias enfrentam limitações de equipe em determinadas regiões. Uma solução eficaz é a terceirização. Contratar parceiros de negócios com expertise no segmento permite replicar o modelo interno de forma autônoma, ajudando a expandir a capilaridade de mercado.

A equipe terceirizada de visitação médica será treinada e alinhada com a estratégia comercial da indústria, utilizando técnicas de promoção médica e ferramentas de trabalho eficazes. Isso garante que regiões não atendidas pela equipe interna sejam cobertas adequadamente.

3. Inove Seus Canais de Comunicação

A indústria farmacêutica tem grande know-how na gestão de suas equipes de campo, mas inovar nos canais de comunicação é essencial. A geração de demanda médica digital proporciona maior flexibilidade para mudanças rápidas de estratégia, comparada aos modelos tradicionais de visita face a face.

Investir em canais digitais, como portais de relacionamento estruturados, amplia a cobertura do painel de relacionamento, estreitando a conexão entre a classe médica e a indústria. Disponibilizar conteúdos e serviços relevantes em um portal digital pode melhorar significativamente a prescrição.

Além disso, novos médicos entrando no mercado já estão habituados ao uso da tecnologia, o que pode ser um ponto a favor na estratégia de relacionamento médico.

Conclusão

Expandir a capilaridade de mercado e gerar demanda médica eficazmente requer uma abordagem estratégica e inovadora. Atuar em especialidades coadjuvantes, superar limitações de headcount através da terceirização e investir em novos canais de comunicação são passos essenciais para garantir uma maior presença e melhores resultados no mercado farmacêutico.

Compartilhe

Talvez você goste também
Paciente realizando consulta de telemedicina: soluções digitais de saúde impulsionam a indústria farmacêutica

Soluções Digitais de Saúde: como o Conecta Médico impulsiona a Indústria Farmacêutica

A tecnologia é essencial na transformação do atendimento ao ...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Imagem mostrando o início de tratamento de um paciente pegando medicamento na farmácia

A Importância do Início de Tratamento na Indústria Farmacêutica

O início de tratamento na indústria farmacêutica é um moment...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

Atendimento no PDV transformado com o Varejo 4.0

Varejo 4.0: transformando a experiência no PDV e gerando valor para a Indústria Farmacêutica

A Interplayers está constantemente à frente das principais t...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.