Jornada de saúde dos colaboradores e sua importância nas organizações

O que sua empresa tem feito para contribuir de forma positiva para a jornada de saúde dos colaboradores?

A saúde corporativa está cada vez mais em evidência. Nos últimos anos, essa é uma das principais preocupações de gestores de recursos humanos e diretores de empresas.

Essa mudança de mentalidade é muito impulsionada por diversos estudos que revelam os gastos com a saúde corporativa, como é o exemplo da pesquisa feita pelo Integrated Benefits Institute, que mostrou que empresas norte-americanas gastam mais de US$ 575 bilhões por ano com problemas de saúde de colaboradores.

Diante desse cenário, cada vez mais empresas investem na saúde dos funcionários como uma medida para reduzir gastos. Segundo o levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde o Suplementar (IESS), no Brasil, os planos de saúde empresariais registraram crescimento de 4% no último ano da pesquisa, o que corresponde a ingresso de 1,27 milhões de beneficiários.

A contratação de benefícios para atrair, reter e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores não é uma prática nova, mas a chave do sucesso e a implementação de programas que melhoram a utilização dos benefícios com ações de prevenção e promoção a saúde. 

Definir uma estratégia para promover a qualidade de vida dos colaboradores pode ser mais fácil do que você imagina e tudo começa no entendimento do que é a jornada de saúde.

O que é jornada de saúde?

Os impactos do trabalho na vida dos funcionários são muito significativos para a saúde, por isso, entende-se como jornada de saúde tudo que envolve a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho. 

A jornada de saúde envolve não apenas o plano de saúde oferecido pela empresa, mas todas as ações adotadas para auxiliar e estimular o autocuidado para que os colaboradores possam ter uma vida mais saudável dentro e fora das organizações.

A importância da jornada de saúde do seu colaborador 

Para compreender a importância da jornada da saúde dos colaboradores nas empresas, precisamos entender que ao longo dos anos a cultura organizacional sofreu muitas alterações. 

A transformação digital modificou o mercado com novas soluções e formas de comunicação, mas também transformou as relações entre empresas e colaboradores. 

Essa transformação e a evolução da gestão de pessoas trouxe, ao longo dos anos, uma visão mais estratégica e mais humana quando falamos dos colaboradores, de forma que a produtividade e rendimento, hoje, também estão associados a saúde e bem-estar dos profissionais. 

O colaborador passou a ser conhecido como capital humano, pois todo o seu conhecimento, habilidades e experiência são fundamentais para que a empresa alcance bons resultados. E os benefícios alcançados com o investimento nesse capital humano também passaram a ser reconhecidos.

Segundo o relatório de tendências Globais de Capital Humano de 2020, o bem-estar do trabalhador é uma das principais prioridades das empresas, grande parte devido ao reconhecimento de que investir em ações de melhorias nesse âmbito é investir no próprio desempenho organizacional.

Ainda segundo o estudo, o mercado global de bem-estar corporativo deve investir cerca de US$ 90 bilhões até 2026.

Defina a jornada de saúde ideal para o seu colaborador

Adotar práticas efetivas para a promoção e prevenção a saúde ainda é um grande desafio para as empresas. 

Hoje, as organizações reconhecem a importância e a necessidade de promoção da saúde dos colaboradores, mas nem todas sabem como implementar ações que realmente sejam benéficas e conscientizem os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde dentro e fora da organização. 

Essa dificuldade em implementar ações, muitas vezes, ocorre devido à falta de informações relevantes sobre a saúde dos colaboradores.  

No entanto, com uma comunicação assertiva e a solução certa, criar ações para promoção da saúde será mais fácil do que você imagina. 

Você já ouviu falar sobre o PBM Healthy InterPlayers? 

Essa é uma solução completa que auxilia na promoção e prevenção de saúde para as organizações. Quer saber como? 

O PBM Healthy é um programa de Benefícios em Medicamento que oferece os melhores descontos na aquisição de medicamentos para os seus colaboradores e dados para conhecer o perfil de saúde e risco da sua empresa, através da inteligência analítica da plataforma PBM Healthy.

Quando falamos sobre um plano de prevenção e promoção a saúde e bem-estar, o PBM Healthy possui um dos benefícios mais relevantes: informações para apoiar o RH no desafio da Gestão de Saúde Corporativa. 

A solução oportuniza a empresa ter informações relevantes sobre a saúde dos colaboradores para que, além das ações de prevenção, ela possa fazer comunicações mais assertivas para cada público na empresa. 

O PBM  Healthy é uma solução completa que oferece benefícios para o seu colaborador e sua empresa. 

Conheça mais detalhes sobre o PBM Healthy InterPlayers, acesse o site e confira!

Compartilhe: