Programa de Benefícios em Medicamentos: estimule o autocuidado em sua empresa

Você já ouviu falar sobre Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM)?

Trata-se de uma importante solução adotada pelas empresas para apoiar na gestão de saúde corporativa e na redução dos custos em saúde.

No Brasil, o paciente é o principal pagador na compra de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar. Diante desse cenário, empresas e planos de saúde cumprem um papel social importante para proporcionar acesso e continuidade do tratamento das pessoas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), revelou que ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo do Brasileiro. Isso faz com que a população busque e valorize empresas que oferecem esse benefício, e o PBM é a maneira de somar no suporte ao cuidado.

Isso porque, quando uma empresa oferece um conjunto de benefícios em saúde para funcionários, ela demonstra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. Essa demonstração faz com que mais pessoas queiram trabalhar nessa empresa, refletindo em melhores resultados financeiros.

É necessário criar uma estrutura e cultura organizacional para a gestão da saúde, um dos maiores responsáveis por afastamentos, absenteísmo e turnover são, justamente, os problemas de saúde.

Isso ocorre porque, muitas vezes, o colaborador mesmo tendo acesso a uma rede de saúde privada, não tem estímulos e suporte para aquisição do seu medicamento, fundamental para continuidade do tratamento e o seu bem-estar.

Dessa forma, cabe às empresas criarem uma cultura de autogerenciamento da saúde, proporcionando acesso e apoiando a continuidade do tratamento.

Dentro deste cenário, é que entram os programas de benefício em medicamentos.

O que é Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM)?

O Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM) é um programa que oferece desconto na aquisição dos medicamentos, que abrange tanto a variedade de produtos de marca, quanto de genéricos.

Os PBM´s oferecem um conjunto de serviços para gerenciar o custo e a utilização de medicamentos, além de acompanhar a adesão ao tratamento medicamentoso por parte de pacientes com doenças crônicas e até mesmo agudas.

Quais os benefícios do PBM para as organizações?

PBM corporativo é uma ótima ferramenta para agregar na gestão da saúde corporativa. Empresas que já possuem o PBM conseguem obter uma visão da saúde de cada colaborador e adotar programas de medicina preventiva mais eficazes para melhorar a qualidade de vida de toda empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas Operadoras de Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), realizada pelo setor com 120 empresas que já subsidiam a compra de remédios e que, juntas, ultrapassam a marca de 520 mil funcionários, 78% dos gestores de RH concordam que o benefício melhora a saúde e aumenta a satisfação dos funcionários.

Além disso, 68% avaliam que este tipo de benefício aumenta o nível de adesão dos colaboradores ao tratamento medicamentoso.

Os programas de benefícios em medicamentos oferecem diversas vantagens para empresas, entre elas:

  • O funcionário passa a ter mais condições de acesso ao tratamento medicamentoso prescrito pelo especialista e, consequentemente, a cuidar melhor da sua saúde;
  • A empresa passa a contar com funcionários mais produtivos, diminui o número de absenteísmo e de diversas despesas com a saúde dos colaboradores;
  • Contribui para a gestão da saúde populacional, diminuindo os custos totais com saúde;
  • Em razão da grande procura por medicamentos para doenças crônicas, os descontos pelo PBM podem alcançar até 70% propiciando aumento na adesão do tratamento em médio e longo prazo.

Estimule a saúde e bem-estar para os seus colaboradores com o PBM Healthy InterPlayers

Para inovar a atuação de forma colaborativa com os agentes do mercado de saúde e bem-estar, a InterPlayers desenvolveu o PBM Healthy – Programa de Benefícios em Medicamentos.

Uma solução 100% digital que vai apoiar a promoção da saúde da sua empresa, proporcionando engajamento e autonomia aos beneficiários. Além disso, ajuda a aumentar a produtividade, reduzir o absenteísmo e impacta diretamente nos investimentos em saúde.

Vantagens da solução:

  • Estimular a adesão à conduta médica, o autocuidado e o bem-estar;
  • Apoiar na redução dos custos em saúde e na sinistralidade das apólices das empresas;
  • Conhecer o perfil de risco da população para implantação de ações preditivas;
  • Gerar valor, fundamental para atrair, engajar e manter talentos;
  • Apoiar as operações dos principais players, agregando valor ao negócio;
  • Otimizar recursos e apoiar na melhora clínica das pessoas;
  • Fidelizar clientes e alavancar negócios para todo ecossistema de saúde.

O PBM Healthy, é estruturado para apoiar e facilitar a gestão de saúde corporativa da sua empresa.

Venha conhecer mais detalhes dessa solução!

Compartilhe: