Boas práticas para a gestão de suprimentos no mercado farmacêutico

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar.

Boas práticas para a gestão de suprimentos no mercado farmacêutico

Quando o potencial de vendas previsto para um determinado período não é totalmente atingido surge a ânsia pela busca de uma solução certeira para vender mais e bater as metas no mercado farmacêutico, não é mesmo?

Você já parou para pensar que o bom resultado pode não estar acontecendo por conta da maneira como está sendo feito o gerenciamento de categorias (GC) na cadeia de suprimentos?

Isso mesmo. Nas farmácias, o desafio da adoção desta prática aumenta ainda mais, dada a necessidade de otimização de espaços e não padronização do mobiliário e do ambiente de loja.

Soma-se a isso a dificuldade dos varejos farmacêuticos, em especial o segmento independente e as pequenas e médias redes de farmácias, em conhecer e identificar as necessidades e o comportamento de compra dos shoppers e consumidores de suas marcas. Como consequência, compromete à visibilidade dos produtos nas gôndolas e limita o potencial de vendas da categoria como um todo.

Diante disso, a farmácia precisa de seu apoio para desenvolver um trabalho mais assertivo no desempenho de suas marcas e da categoria que ela se pertence. E nessa etapa, o gerenciamento por classes e categorias de produto passa a ser uma prioridade para aumentar as vendas e garantir uma cobertura adequada, principalmente, por meio de uma gestão de estoque sem rupturas, reposição eficiente e as adequadas técnicas de gerenciamento de espaço e visibilidade.

Há alguns anos atrás, algumas indústrias difundiram um fundamento simples mas eficiente como um “passo a passo” de execução de trade, baseado nos conceitos de gerenciamento de categoria. Desde então D.G.M.P, assim como é conhecido, (Distribuição, Gondola, Merchandising e Preço)  vem ajudando muita gente a otimizar o gerenciamento das categorias nas farmácias e melhorar os resultados das marcas do mercado farmacêutico:

Passo 1: Distribuição

Nesta etapa concentram-se os esforços para o dimensionamento de sua estratégia de distribuição numérica e ponderada, considerando perfis e clusters de farmácias importantes para sua estratégia, seu potencial por família e para a  categoria, além da sua capacidade de compra e rotatividade de produtos nas gondolas. A avaliação de sortimento será essencial para a composição desta etapa, pois sua grade de distribuição poderá sofrer influencias regionais, sazonais e de acordo com o potencial das lojas a serem trabalhadas.

Passo 2: Apresentação na Gôndola

Definir o planograma de cada categoria também é um passo importante. Por isso, nessa etapa vale considerar como cada produto será apresentado, onde e como ficará exposto, seu facing ideal e sua adaptação ao layout de cada tipo de loja. Converse com seus parceiros de varejo. Há uma enorme riqueza de conhecimento com eles e, provavelmente, você verá o que funciona em termos de localização, conveniência espacial, exposição e fluxo dos clientes na loja.

Passo 3: Merchandising

As ações de merchandising devem ser planejadas cuidadosamente, respeitando o comportamento da categoria e a capacidade de execução dentro da loja. É isso que vai garantir uma exposição adequada e aumentar as vendas. Certas técnicas promocionais funcionam para algumas categorias mas não se aplicam a outras. Conheça as alternativas que seus parceiros lhe apresentam, mas utilize métodos de análise de ROI para assegurar-se que a relação é atrativa e compensadora para ambas as partes.

Passo 4: Preço

Como está sua política de preços por canal e clusters do varejo? Quão atrativos estão para motivar seus parceiros a abastecer seus estoques, tanto quanto atrair o interesse dos consumidores e shoppers? Como garantir que seus preços sejam praticados em linha ao posicionamento de suas marcas? E a concorrência? Não se esqueça que tão importante quanto garantir a rentabilidade para sua empresa é atrair o interesse de seus parceiros e, em especial, do consumidor final.

Feche com chave de ouro: cuidar do estoque de seus parceiros é sua responsabilidade!

Mas nesse simples “passo a passo”, uma coisa é fundamental: assegure-se que dentro de seu planejamento de DGMP suas atenções estejam voltadas aos processos logísticos e operacionais que garantam o abastecimento continuo e reposição adequada dos estoques do varejo.

Não subestime a importância deste tema, pois a baixa eficiência dos processos logísticos é uma das principais razões de insucesso de muitas marcas. Rupturas por faltas, oriundas por falta de planejamento de demanda, falhas de reposição e gestão de estoques compromete a performance de toda a cadeia.

O alinhamento com os parceiros de distribuição, bem como, o uso de ferramentas de gestão, soluções de captação eletrônica de pedidos e reposição continua, sempre acompanhado de programas de relacionamento comercial são vitais para rentabilizar o sucesso de suas vendas, apoiando as suas decisões e ações comerciais e de trade.

Busque um parceiro que seja especializado em desenvolver e executar novos modelos de negócios no mercado de saúde e bem-estar e coloque em prática uma estratégia comercial que diminua custos e gere mais lucro.

 

Banner Trade Atualizado

Compartilhe

Talvez você goste também
Como as farmácias podem aumentar a recompra e fidelização de clientes.

Como as farmácias podem aumentar a recompra e fidelização de clientes

Você já percebeu que, apesar de captar novos clientes, sua f...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Gustavo Silva Pires

Por: Gustavo Silva Pires

Experiência do cliente: estratégias para tornar sua loja perfeita

Experiência do cliente: como tornar sua loja perfeita

Você já entrou em uma farmácia em busca de um medicamento ou...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Ariana Bonato

Por: Ariana Bonato

Confira práticas para melhorar a gestão de estoques no varejo farmacêutico.

Varejo farmacêutico: como garantir eficiência e disponibilidade de produtos

Já pensou sobre as consequências da falta de medicamentos pa...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Carlos Rosauro

Por: Carlos Rosauro

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.