Como Integrar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) aos Programas de Fidelização

Como Integrar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) aos Programas de Fidelização

Como Integrar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) aos Programas de Fidelização

Muito bem estabelecidos e aceitos no mercado, os Programa de Fidelização e Acesso para Tratamento de doenças crônicas já mostraram que têm papel social fundamental na sociedade.

O grande desafio que a Indústria se depara agora é como fidelizar clientes a produtos de consumo de forma que agreguem à sua saúde e bem-estar.

Fidelização ao Tratamento

Os programas de fidelização nasceram com o objetivo de viabilizar o acesso e manter os pacientes, em maioria de doenças crônicas, em tratamento. O desenvolvimento de estratégias que fidelizassem o paciente ao tratamento passou por muitas inovações até chegar aos modelos que, hoje, funcionam tão bem para pacientes, farmácias e indústria. Atualmente, além de descontos, são oferecidos programas e serviços de suporte ao paciente (PSP), que geram engajamento na jornada de forma acolhedora, evitando o abandono ao tratamento. Fidelização para MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição)

Quando o paciente precisa do medicamento por conta de uma doença, o apelo à fidelização é um pouco mais natural do que quando comparamos a produtos isentos de prescrição ou produtos de consumo.

O shopper não necessariamente precisa ser fiel a produtos como pasta de dente, sabonete ou fraldas. Disso, nasce o desafio de se pensar em programas de fidelização para esses produtos aos quais o consumidor tem livre acesso na farmácia e em outras opções de local para comprar, como supermercado, por exemplo.

Mudando o mindset: farmácia como shopping center de saúde e bem-estar

Um dos grandes insights da InterPlayers ao trabalhar com Programa de Fidelização é a flexibilidade de ações focadas nas necessidades do shopper.

As possibilidades de ações para incentivar o cliente a se manter fiel a um bem de consumo são enormes.  A estratégia pode ser bem mais personalizada, pois os geradores de demanda são múltiplos: redes sociais, influencers, revistas especializadas, mídia aberta, entre outros. Ao contrário do medicamento, que possui um único gerador de demanda: o médico.

É possível traçar ações cruzadas entre os produtos da indústria e desenvolver programas de fidelização que tragam resultados nos pontos de vendas conhecendo os seguintes dados:

  • Os geradores de demanda dos produtos
  • O público (Individuo ou Família)
  • A necessidade do produto: lançamento, recuperação de share, fortalecer as vendas etc.

 

Como a InterPlayers atua

Hoje, é possível monitorar todo esse processo de ponta a ponta (Tracking) de forma 100% digital, desde a geração de demanda até a fidelização através da compra, produtos e serviços disponibilizados. As soluções  de Fidelização da InterPlayers detém

A InterPlayers tem uma gama de caminhos e plataformas que robustece os programas de fidelização e diminuem o índice de dropout:

  • Rede credenciada com alta capilaridade
  • Integração com Programas de Suporte ao Paciente (PSP)
  • Integração com Programa de Início de Tratamento (IT)
  • Régua de relacionamento para engajamento do paciente
  • Compra programada – Programa de Assinatura
  • Portal da Drogaria (mais de 4 milhões de atendimentos por mês, chegando a ter 150 vendas registradas por segundo)
  • Telemedicina
  • Integração ao Healthy

Um exemplo de fidelização para produtos de consumo

Imagine que uma mulher de 25 anos, solteira e moradora de São Paulo, adquira um batom da marca A em uma unidade da farmácia depois de ter sido impactada por um anúncio de uma influencer que estava com cupom para o produto nas drogarias X e Y.

O tracking permite que a indústria entenda toda a jornada e identifique por individuo, região, hábito de consumo e consiga traçar estratégias por marca, região e acesso. É possível desenvolver campanhas diferenciadas para estudo de mercado e após este estudo propagar as ações conforme cada estratégia. Isto engloba inclusive qual a melhor forma para fidelizar o consumidor aos produtos: seria um bônus? Programas de pontos? Cashback ou loyalty?

Com o conhecimento desta consumidora, desenvolve-se campanhas necessárias para incentivá-la a se manter fiel àquela marca de batom, que foi o exemplo que usamos. Mas não pode ficar apenas por aí, o cruzamento de produtos é essencial para fidelizar o shopper. Essa estratégia pode ser feita com todos os MIPS.

É justamente nesse mar de possibilidades que a InterPlayers vem atuando junto às indústrias para fidelizar shoppers, de maneira que eles vejam os programas de fidelização como algo de muita utilidade e praticidade em seu dia a dia, assim como sabemos que os pacientes que utilizam os programas de fidelização para medicamentos se sentem gratificados pelo recurso disponibilizado.

Confira também a jornada completa do consumidor para produtos que não necessitam de prescrição.

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