Como um SAC alinhado ao programa de suporte ao paciente pode melhorar a adesão ao tratamento

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Carolina Miranda

Por: Carolina Miranda

Gerente de Soluções Interplayers | Adesão ao Tratamento | Programas de Suporte ao Paciente | PSP | PSD | SAC.

A adesão ao tratamento é um desafio para grande parte das indústrias do mercado de saúde e bem-estar. Já imaginou em poder usar o SAC, um dos canais de comunicação mais utilizados pelos pacientes, como uma maneira de reforçar essa missão? Hoje, vamos discutir como um SAC alinhado ao programa de suporte ao paciente pode melhorar a adesão ao tratamento.

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de investir em soluções que prestem suporte na jornada do paciente. Pensando que essa jornada pode ter, como um dos primeiros passos, o atendimento via SAC, essa ferramenta pode ser uma porta de entrada para que o paciente passe a entender melhor as questões técnicas do produto que ele utiliza.

É importante ressaltar que, tanto o SAC quanto o PSP não interferem na prescrição médica ou nas recomendações que são dadas pelo médico, mas, muitas vezes, o próprio paciente busca por informações adicionais quando ele sai do consultório e esses canais podem ser uma maneira para que ele possa começar a se familiarizar com o medicamento.

SAC X PSP

Para fazer esse paralelo, é muito importante entender as diferenças entre o PSP e o SAC. O principal objetivo de um programa de suporte ao paciente é engajá-lo no tratamento. Para criar empatia, a comunicação do PSP é totalmente humanizada, para gerar valor a ele e fazer com que ele entenda o seu papel no sucesso do tratamento e como pode superar as barreiras de uma determinada doença.

Já o SAC é mais focado em um atendimento personalizado para oferecer informações sobre um determinado produto. A principal finalidade do SAC é traduzir uma linguagem técnica para uma linguagem mais simples para que o paciente possa entender mais facilmente, uma vez que ele pode ser uma pessoa leiga na área da saúde.

SAC e PSP trabalhando juntos pelo paciente

Apesar das diferenças, um não exclui a necessidade do outro. Conhecer sobre o produto, como é a posologia e tudo o que é relacionado a uma dúvida técnica é tão importante quanto conhecer a doença e ter um serviço de apoio durante o tratamento.

Com isso em mente, o SAC pode ser uma extensão do PSP e vice versa. Portanto, é interessante que ambos estejam alinhados, trabalhando em conjunto para que a adesão ao tratamento seja melhor.

O SAC é uma fonte de informação muito importante para alimentar o PSP com relação às principais dúvidas e dores dos pacientes. Por exemplo:

menina

 

O Paciente liga no SAC com dúvidas de como manusear o produto;

 

 

apoiar

 

O PSP pode oferecer materiais orientativos, visitas virtuais, uma consulta de um enfermeiro, um vídeo e diversos serviços que vão ao encontro dessa dúvida.

 

Quando esses dois recursos estão em sinergia, são capazes de otimizar os resultados com relação à adesão ao tratamento e agregam muito mais valor para a jornada do paciente. A InterPlayers, como hub de negócios da saúde e bem-estar, é o parceiro ideal para conduzir as suas estratégias de SAC e PSP. Fale conosco!

Artigo V2 1

Compartilhe

Talvez você goste também
O VAN do Pharmalink automatiza de forma inteligente a transmissão de pedidos entre indústria e varejo farma.

VAN Pharmalink: transmissão de pedidos inteligente entre farmácias e indústria

No setor farmacêutico e de HPPC, onde agilidade, rastreabili...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Marcos de Souza Terceiro

Por: Marcos de Souza Terceiro

Veja como a indústria farmacêutica pode transformar a logística farmacêutica por meio de soluções digitais com rastreabilidade em tempo real.

O papel da tecnologia na logística farmacêutica e na distribuição de medicamentos

Como garantir a entrega segura de medicamentos em um cenário...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Mário Nascimento

Por: Mário Nascimento

Descubra como a Central de Vendas Digital da Ponto Extra expande sua atuação no varejo farma com dados, automação e cobertura nacional.

Central de Vendas Digital: expanda sua presença no varejo farmacêutico

A indústria farmacêutica e de bens de consumo enfrenta um de...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Manoela Almeida

Por: Manoela Almeida

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.