5 maneiras de otimizar o planejamento da demanda da cadeia de suprimentos farmacêutica

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar.

5 maneiras de otimizar o planejamento da demanda da cadeia de suprimentos farmacêutica

Um dos grandes gargalos dos canais de distribuição é a falta de planejamento integrado. Poucos são os varejistas, indústrias e distribuidores que conseguem fazer um planejamento de demanda na cadeia de suprimentos farmacêutica com efetividade, impactando os resultados e seus fornecedores.

Dessa forma, o principal desafio é que os elos da cadeia sincronizem esse processo dentro de um modelo colaborativo, garantindo mais vendas e ganhos para todas as partes. O cenário perfeito pede o alinhamento dos indicadores de cobertura, ruptura e giro de estoque. São eles que vão permitir analisar cenários e encontrar soluções para evitar a falta ou o excesso de estoque.

Porém, esse alinhamento não é tão simples, já que inúmeros fatores externos surgem, tais como lançamentos de novos produtos, epidemias, mudanças climáticas e etc, que podem demandar constantes ajustes e revisões no planejamento. Isso tudo se traduz em um enorme desafio de suprimento logístico-comercial.

Resolvendo a questão

A maneira mais eficiente de melhorar as margens e diminuir os problemas de ruptura de estoque, por exemplo, é otimizando os processos de todo o supply chain. Para isso, é necessário investir na monitoria e planejamento da demanda da cadeia de suprimentos da saúde.

Outra medida importante é realizar um planejamento colaborativo de vendas entre os elos da cadeia (Indústria – Distribuidores – Varejistas). Assessorando seus clientes e parceiros do varejo, na construção de um planejamento colaborativo e integrado, você trará soluções importantes para o desempenho de suas marcas, tanto quanto gerará ótimos benefícios para os resultados de seus parceiros.

Existem, no mercado, soluções tecnológicas que atuam de forma a permitir às indústrias terem esse controle online, ajudando nas decisões de compra de mercadorias e evitando a ruptura no varejo.

Confira cinco dicas para seu parceiro de varejo em como otimizar o processo de planejamento da demanda:

1. Desenvolva um planejamento comercial

Conte com a ajuda de um software que consiga ajudar a identificar os produtos que têm mais saída e o quanto ele representa em rentabilidade. Desta forma, seu parceiro conseguirá descobrir quais produtos e categorias afetam se a rentabilidade do negócio.

 2. Fique atento à publicidade

As ações de marketing e merchandising são excelentes meios para potencializar a venda dos produtos anunciados. Ao acompanhar todos os esforços promovidos pela indústria, seu parceiro poderá se preparar com antecedência para atender a demanda futura e ajustar seus estoques em períodos de maior sazonalidade ou oportunidades específicas.

3. Automatize o controle de estoque

Priorize soluções de gerenciamento de estoque e demanda capazes de alertar o nível de serviço ideal para cada tipo produto. Estoque não deve ter excesso, muito menos falta! Com isso, é possível atingir o nível adequado de cobertura de estoque, sem comprometer o fluxo financeiro do negócio. Sistemas eficientes de gestão de estoques também são capazes de identificar a origem das rupturas, leadtime de entrega, nível de serviços dos fornecedores e a recomendação ideal de faceamento dos estoques de acordo com a rotatividade das vendas de cada item.

4. Opte por um sistema de pedidos online

Economize tempo e facilite o processo de compras ao utilizar uma tecnologia que permita o envio de pedidos eletrônico de compra do varejo. Desta forma, você evita colocar em risco a gestão do estoque, automatizando o envio de pedidos com base em parâmetros de reposição. Tudo pode ser feito de forma simples, rápida e automática.

O EDI (Eletronic Data Interchange) é fundamental para apoiar o processo de comunicação na troca de pedidos entre os fornecedores e o varejo.

5. Invista na comunicação integrada de toda a cadeia

A troca de informação entre os parceiros de negócios é um grande aliado para resultados de sucesso. Indústria e varejo estão de mãos dadas para a gestão eficiente dos estoques.

Adote um modelo de padronização de cadastro básico para cada item de seu portfólio. A classificação em categorias, classes terapêuticas, padronização de códigos EAN e etc, ajudará no alinhamento das informações, pois muitos casos de ruptura derivam de erros de informação no cadastro de produtos na cadeia.

Investir em ferramentas para melhorar o processo de planejamento de demanda não tem um custo alto como alguns acreditam. Trata-se de uma solução que racionaliza a gestão de estoques, aumenta a eficiência da cadeia de supply chain e reduz o impacto de perdas em produtos vencidos, faltas ou excessos indevidos.

Sem dúvida, o custo benefício é muito vantajoso.

Compartilhe

Talvez você goste também
Veja como a indústria farmacêutica pode aumentar suas vendas no varejo.

5 desafios da indústria farmacêutica para aumentar suas vendas no varejo e como superá-los

Você já enfrentou a frustração de aprovar uma campanha comer...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Rodrigo Ferreira

Por: Rodrigo Ferreira

Descubra como a previsão de demanda pode virar o jogo e trazer mais precisão ao PDV.

Da produção ao PDV: como a previsão de demanda influencia nas decisões da indústria

Quantas vendas sua indústria perdeu nos últimos meses por qu...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cristiano M Silva

Por: Cristiano M Silva

Saiba como Inteligência de Negócios eleva a performance dos PBMs e garante decisões mais estratégicas na indústria farmacêutica.

A importância da Inteligência de Negócios (BI) para PBMs da Indústria Farmacêutica

No competitivo mercado farmacêutico, a acessibilidade e a fi...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Everton Paloni

Por: Everton Paloni

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.