Tecnologia agrega valor às ações de marketing no varejo farmacêutico

Um dos desafios constantes dos profissionais de marketing no varejo farmacêutico é monitorar em tempo real se as ações de merchandising estão posicionadas e performando da forma correta em todos os PDVs. Essa não é uma tarefa simples. A localização pulverizada dos diferentes pontos de vendas e a quantidade de ofertas planejadas para as categorias são os principais fatores que impactam no controle das ações de merchandising.

Diante disso, é preciso ir além e buscar alternativas que otimizem o trabalho das equipes de campo e ajudem no controle das ações de merchandising e na exploração de novas possibilidades de vendas no canal. Neste caso, a tecnologia é um grande aliado.

Hoje em dia já existem plataformas tecnológicas disponíveis no mercado que ajudam a aumentar a produtividade do trabalho da força de vendas, garantindo que a execução das campanhas de merchandising no ponto de venda esteja sendo feita de acordo com seu planejamento e ainda garantem maior precisão e produtividade no registro de oportunidades. Assim, é possível acompanhar o resultado em tempo real no PDV bem como gerenciar os pedidos e negociações de contratos.

Aumento da produtividade da equipe no campo

Diante desse cenário, outra vantagem das soluções tecnológicas para a indústria farmacêutica é a possibilidade de organizar as visitas da equipe nos pontos de vendas de maneira simples e rápida, respeitando a sistemática ideal para sua produtividade.

Isso pode ser feito por meio do controle geolocalizado de visitas, que garante precisão e produtividade aos usuários. A partir do levantamento de dados e o uso de fotos em tempo real é possível ter a visibilidade e precisão das informações para enriquecer suas decisões estatísticas e táticas.

A possibilidade de realizar pesquisas dentro do canal de acordo com a necessidade de cada indústria é outro importante diferencial para ajudar no desafio de monitorar as ações no canal e que pode ser feito por meio de apps.

Com o uso de uma solução especializada, o gestor de trade consegue verificar se a exposição no ponto natural está seguindo o planograma, se os materiais promocionais contratados estão sendo executados, além de conferir se houve treinamento durante a visita e até mesmo analisar a quantidade de frentes do produto.

Uma solução simples e prática que a InterPlayers disponibiliza ao mercado. Tudo com total suporte e compatível para diversos sistemas operacionais, online e offline. Conheça AQUI.

O uso de plataformas para o controle e transparência nos acordos comerciais

Outro desafio do profissional da indústria farmacêutica que a tecnologia pode ajudar é a gerenciar os acordos de reciprocidade comercial e promocional que exigem total garantia de retorno. No entanto, na prática, esse processo pode causar uma série de burocracias internas e ocasionar a demora no tempo de tomada de decisão, colocando em risco a efetividade das ações planejadas e aplicadas noPDV.

Porém, se você utilizar uma plataforma própria para isso fica mais fácil fazer a administração e gestão das operações de trade marketing no varejo farmacêutico. Trata-se de uma plataforma totalmente web, que permite o cadastro de acordos promocionais permitindo a construção de histórico das ações, o que facilita o controle do ROI (return on investment).

De fácil integração com os sistemas de gestão empresarial, a solução (clique AQUI para conhecer melhor) permite administrar todas as fases dos acordos, desde a implementação de uma ação até o pagamento de valores.

Que tal agregar valor nas estratégias de merchandising no ponto de venda e garantir que o planejamento esteja sendo executado da maneira certa?

Compartilhe: