Tecnologia agrega valor às ações de marketing no varejo farmacêutico

Tecnologia agrega valor às ações de marketing no varejo farmacêutico

Tecnologia agrega valor às ações de marketing no varejo farmacêutico

Um dos desafios constantes dos profissionais de marketing no varejo farmacêutico é monitorar em tempo real se as ações de merchandising estão posicionadas e performando da forma correta em todos os PDVs. Essa não é uma tarefa simples. A localização pulverizada dos diferentes pontos de vendas e a quantidade de ofertas planejadas para as categorias são os principais fatores que impactam no controle das ações de merchandising.

Diante disso, é preciso ir além e buscar alternativas que otimizem o trabalho das equipes de campo e ajudem no controle das ações de merchandising e na exploração de novas possibilidades de vendas no canal. Neste caso, a tecnologia é um grande aliado.

Hoje em dia já existem plataformas tecnológicas disponíveis no mercado que ajudam a aumentar a produtividade do trabalho da força de vendas, garantindo que a execução das campanhas de merchandising no ponto de venda esteja sendo feita de acordo com seu planejamento e ainda garantem maior precisão e produtividade no registro de oportunidades. Assim, é possível acompanhar o resultado em tempo real no PDV bem como gerenciar os pedidos e negociações de contratos.

Aumento da produtividade da equipe no campo

Diante desse cenário, outra vantagem das soluções tecnológicas para a indústria farmacêutica é a possibilidade de organizar as visitas da equipe nos pontos de vendas de maneira simples e rápida, respeitando a sistemática ideal para sua produtividade.

Isso pode ser feito por meio do controle geolocalizado de visitas, que garante precisão e produtividade aos usuários. A partir do levantamento de dados e o uso de fotos em tempo real é possível ter a visibilidade e precisão das informações para enriquecer suas decisões estatísticas e táticas.

A possibilidade de realizar pesquisas dentro do canal de acordo com a necessidade de cada indústria é outro importante diferencial para ajudar no desafio de monitorar as ações no canal e que pode ser feito por meio de apps.

Com o uso de uma solução especializada, o gestor de trade consegue verificar se a exposição no ponto natural está seguindo o planograma, se os materiais promocionais contratados estão sendo executados, além de conferir se houve treinamento durante a visita e até mesmo analisar a quantidade de frentes do produto.

Uma solução simples e prática que a InterPlayers disponibiliza ao mercado. Tudo com total suporte e compatível para diversos sistemas operacionais, online e offline. Conheça AQUI.

O uso de plataformas para o controle e transparência nos acordos comerciais

Outro desafio do profissional da indústria farmacêutica que a tecnologia pode ajudar é a gerenciar os acordos de reciprocidade comercial e promocional que exigem total garantia de retorno. No entanto, na prática, esse processo pode causar uma série de burocracias internas e ocasionar a demora no tempo de tomada de decisão, colocando em risco a efetividade das ações planejadas e aplicadas noPDV.

Porém, se você utilizar uma plataforma própria para isso fica mais fácil fazer a administração e gestão das operações de trade marketing no varejo farmacêutico. Trata-se de uma plataforma totalmente web, que permite o cadastro de acordos promocionais permitindo a construção de histórico das ações, o que facilita o controle do ROI (return on investment).

De fácil integração com os sistemas de gestão empresarial, a solução (clique AQUI para conhecer melhor) permite administrar todas as fases dos acordos, desde a implementação de uma ação até o pagamento de valores.

Que tal agregar valor nas estratégias de merchandising no ponto de venda e garantir que o planejamento esteja sendo executado da maneira certa?

Compartilhe

Talvez você goste também
Parceria Interplayers - Big Data

Interplayers anuncia parceria inovadora em Inteligência Artificial para impulsionar vendas em farmácias

A Interplayers tem o prazer de anunciar uma nova parceria es...
farmácia

Farmácias como hubs de saúde: transformando o cuidado ao paciente

O papel das farmácias no cenário atual de saúde está passand...
portal da drogaria

Portal da Drogaria: simplificando o acesso a medicamentos

O acesso a medicamentos continua sendo uma pauta de fundamen...

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais