Conheça os 5 passos para uma reposição de medicamentos eficiente no canal farma

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Por: Simone Pires

Gerente de Marketing | Interplayers.

reposição de medicamentos

A falta de produtos nas prateleiras e gôndolas é um dos principais motivos que fazem uma pessoa abandonar a farmácia em busca da concorrência. Em um país de proporções continentais como o Brasil a reposição de medicamentos é um grande desafio no canal farma, principalmente no caso dos programas de benefício em medicamento, que exigem uma dinâmica específica.

Para a indústria, esse processo é muito importante para garantir o sucesso do seu programa de fidelização. Sobre isso, nós conversamos com Maurício Teani, gerente de Soluções de Fidelização e Acesso da Interplayers, que nos listou os 5 principais passos para uma reposição de medicamentos mais eficiente.

Passo 1:  Conectividade

Aqui estamos falando de conectividade no sentido da tecnologia que facilita e viabiliza um processo mais ágil e ainda oferece visibilidade e gestões melhores. Vale a pena investir em uma ferramenta que viabilize a reposição de medicamentos automaticamente, atendendo a demanda que, muitas vezes, é diária e evitando a ruptura de estoque dos produtos do programa a partir da escolha automática de distribuidores.

Passo 2: Capilaridade

Muito ligada à tecnologia está a capilaridade, um fator fundamental em um país grande como o Brasil. Além de atingir o país todo, também é importante ter mais de uma opção para atingir as mais diversas regiões. Assim, o PDV pode escolher diversos distribuidores para realizar a reposição de medicamentos.

Dessa maneira, quando um distribuidor não pode atender a demanda de uma loja, o redirecionamento do pedido é feito de forma automática para o próximo disponível no ranking de preferências. Esse processo continua em andamento até que o pedido seja atendido e o PDV seja ressarcido o mais rápido possível e não perca nenhuma venda por ruptura.

Passo 3: Flexibilidade

Outro passo fundamental para a reposição de medicamentos de PBM é certificar-se de que existe flexibilidade de processo para que ele possa ser adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente. Por exemplo, uma plataforma que atenda, com a mesma eficiência clientes diretos e indiretos, que têm necessidades diferentes são essenciais. Outro ponto é o modo como a reposição de medicamentos é feita. Um modelo ideal deve se adequar tanto ao ressarcimento em dinheiro ou em caixas de produtos.

Passo 4: Gestão operacional e de KPIs

Para garantir uma gestão eficiente, é fundamental investir em serviços e ferramentas que facilitem o acompanhamento de todos os processos operacionais, proporcionando visibilidade em tempo real de cada etapa. Uma gestão bem organizada e claramente estabelecida reduz significativamente os riscos de erros, que podem resultar em grandes prejuízos financeiros e acúmulo de dívidas.

Além disso, monitorar indicadores de desempenho (KPIs) é essencial para avaliar e ajustar o processo de reposição de medicamentos de forma contínua. Alguns KPIs importantes que merecem atenção especial incluem o nível de atendimento e a taxa de recusa. Estes indicadores são cruciais não apenas para a indústria farmacêutica, mas também para pontos de venda (PDVs) e distribuidores. Eles ajudam a monitorar o desempenho e a eficácia de cada elo da cadeia de abastecimento. Por exemplo, o nível de atendimento mede a capacidade de atender à demanda de medicamentos, garantindo que estejam sempre disponíveis para os consumidores. Já a taxa de recusa indica a quantidade de pedidos que não podem ser atendidos, sinalizando possíveis gargalos na operação. Ambos são indispensáveis para identificar e solucionar problemas de forma rápida e assertiva, evitando impactos negativos no atendimento e nos resultados financeiros da empresa.

Passo 5: Rastreabilidade

Em conjunto com a gestão e controle dos KPIs, anda também a rastreabilidade do processo que, no caso dos PBMs, ganha uma importância maior ainda. Mantenha o histórico de vendas registrado e procure por uma plataforma que permita rastrear as caixinhas de produto desde a venda do paciente até a nota fiscal de atendimento da reposição de medicamentos.

Além de seguir esses passos, o ideal é procurar um parceiro de negócio que tenha experiência no canal farma, entenda e esteja preparado para atender às particularidades que a reposição de medicamentos apresenta. A Interplayers é o HUB de negócios da saúde e bem-estar e tem soluções completas para as suas necessidades.

Fale conosco e conte com a maior operadora de programas de acesso e apoio ao tratamento promovidos pela Indústria do Brasil.

 

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