Covid – 19: como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente

Covid – 19: como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente

Picture of <span class="artigo-escrito">Artigo escrito por: </span>Interplayers

Artigo escrito por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar

3 estratégias inovadoras para aumentar a demanda médica

Em meio à crise, os programas de suporte ao paciente da indústria farmacêutica têm ainda mais importância e oportunidade de reforçar o seu valor no mercado da saúde.

Os programas de suporte ao paciente (PSPs), criados pelas indústrias com o objetivo de oferecer apoio especializado no caso de algumas doenças, têm extrema importância para o oferecimento de um cuidado ampliado e apoio qualificado durante a jornada do paciente. Quando olhamos para o cenário mundial de pandemia, o papel dos PSPs ganha ainda mais destaque na geração de valor para esses pacientes.

Os cuidados com relação à higiene e prevenção do novo Coronavírus afetaram a rotina das pessoas em todo o mundo. Para os pacientes que participam de programas de suporte, as mudanças e sentimentos podem ser ainda mais intensos por geralmente fazerem parte do grupo de risco, o que exige cuidados especializados.

A hora e a vez dos programas de suporte ao paciente

Levando esse cenário em consideração, as indústrias que têm gerado valor na experiência do paciente e trabalham com um PSP, agora, vislumbram a utilização desses serviços para expandir ainda mais seu papel de facilitadoras da saúde, fortalecendo o conceito de cuidado ampliado e personalizado para as necessidades que esse momento traz aos pacientes.

Fatores como a possibilidade de ir à farmácia, aplicação de medicação, condições financeiras, acesso à receita médica (em especial para os casos que existem retenção) ou até à documentação para retirada de medicamentos em canais públicos foram totalmente afetados pelo isolamento social e a paralisação de alguns serviços devido à pandemia. Isso faz com que pacientes estejam interrompendo o seu tratamento, o que pode gerar uma situação de risco ainda maior para a saúde desses pacientes.

É aí que os Programas de Suporte ao Paciente devem entrar em cena! Em muitos casos, esse pode ser o único ponto de contato que alguns pacientes podem acessar nesse momento. Principalmente quando estamos falando de pessoas que vivem em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos do país.

Como fazer isso?

Algumas opções que podem ser adotadas incluem:

Oferecer orientações e comunicações específicas voltadas para as condições que a patologia daquele paciente exige;

Enviar materiais e insumos que possam contribuir para a higiene e prevenção, pensando sempre nas necessidades personalizadas

Disponibilizar apoio psicológico. Justamente por poderem fazer parte do grupo de risco, os pacientes de PSPs estão mais sujeitos ao medo excessivo, ansiedade e até mesmo depressão;

Realizar parcerias com drogarias e serviços de delivery para entrega dos medicamentos;

Possibilitar webvisits de equipe multidisciplinar para possíveis orientações e avaliações de saúde específicas para a condição atual.

Um aprendizado para o “novo normal”

Em alguns países, já estamos vendo as coisas começando a caminhar para a normalidade, entretanto ainda com algumas restrições. O “novo normal” está chegando e a indústria farmacêutica, que continuará com um papel extremamente importante, precisará se readaptar a esse novo cenário.

Estamos juntos com você frente a esses novos desafios. A Interplayers tem mais de 20 anos de experiência no mercado e a expertise que só um hub de negócios da saúde e bem-estar pode oferecer. Estamos aprendendo juntos e, com certeza, as experiências vividas durante o período de crise nos ajudarão a traçar soluções e serviços cada vez melhores e que gerem mais valor para a jornada do paciente.

Compartilhe

Talvez você goste também
Inovação em Saúde: dispositivos portáteis levam os cuidados médicos para além dos hospitais

Inovação em Saúde: 5 maneiras de levar o cuidado para além dos hospitais

Durante a pandemia de COVID-19, hospitais e clínicas – tradi...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Paciente realizando consulta de telemedicina: soluções digitais de saúde impulsionam a indústria farmacêutica

Soluções Digitais de Saúde: como o Conecta Médico impulsiona a Indústria Farmacêutica

A tecnologia é essencial na transformação do atendimento ao ...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Imagem mostrando o início de tratamento de um paciente pegando medicamento na farmácia

A Importância do Início de Tratamento na Indústria Farmacêutica

O início de tratamento na indústria farmacêutica é um moment...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.