Saúde Preventiva nas Empresas: 5 ações para implementar agora

Se a sua empresa ainda não se preocupa com a Saúde Preventiva de seus colaboradores, está na hora de começar a se preocupar, afinal o sucesso de uma empresa está intimamente ligado à saúde de seus colaboradores.

Caso você ainda não saiba o que é Saúde Preventiva, nem o que você precisa fazer para implementá-la, fique tranquilo, nós explicaremos tudo para você. Basta continuar a leitura.

 

O que é Saúde Preventiva nas empresas?

 No ambiente corporativo, a Saúde Preventiva é o conjunto de estratégias e cuidados que uma empresa promove com relação à saúde de seus colaboradores, buscando prevenir o surgimento e/ou agravamento de doenças.

Por que isso é tão importante para uma empresa? Não é tão comum que os gestores pensem assim, mas cuidar da jornada de saúde dos colaboradores é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa.

Isso porque uma equipe de trabalho que está saudável acaba sendo muito mais produtiva, o que impacta positivamente as contas da empresa. Então, fica muito claro que o maior patrimônio de uma empresa é o funcionário.

No fim das contas, a médio e longo prazo, ações de Saúde Preventiva são capazes de:

  • Reduzir o índice de absenteísmo;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Aumentar o nível de produtividade dos seus colaboradores.

Por isso, implementar a Saúde Preventiva nas empresas é tão necessário quanto urgente. Colaboradores saudáveis têm menos passagem em pronto-socorro, menos exames de alta complexidade e menor período de internação.

Agora que você já sabe a importância da Saúde Preventiva nas empresas, vamos contar quais os tipos de ações práticas podem ser feitas para implementá-la na sua empresa.

 

Quais os tipos de ações de Saúde Preventiva podem ser implementadas em uma empresa?

A depender do perfil de uma empresa, diferentes tipos de ação de Saúde Preventiva podem ser implementadas, porém existem algumas ações básicas de gestão de saúde corporativa para todas as empresas, tais como:

  1. Ginástica laboral;
  2. Campanhas de vacinação e observação do Calendário de Saúde;
  3. Treinamentos para gerenciar o estresse;
  4. Programas de reeducação alimentar;
  5. Incentivo aos exercícios físicos.

 

São ações tão simples, mas que podem, verdadeiramente, garantir o bem-estar dos colaboradores de uma empresa e trazer resultados importantíssimos a médio e longo prazo.

Não é rápido, mas é um processo que, com certeza, trará ótimos resultados para a empresa. Por isso, quanto mais cedo essas ações forem implementadas, mais rápido os resultados aparecerão lá na frente.

Por outro lado, o custo de deixar a saúde dos colaboradores em segundo plano pode ser muito maior do que o investimento em ações de Saúde Preventiva. Uma empresa que não se preocupa com a saúde de seus colaboradores, está assumindo o risco de diversos prejuízos.

Para evitar que isso aconteça com sua empresa, vamos falar agora sobre como o departamento de RH da sua empresa pode implementar tais ações de Saúde Preventiva e alavancar a produtividade da sua equipe.

 

Como o RH pode implementar as ações de Saúde Preventiva nas empresas?

 Para estabelecer um Sistema de Saúde Preventiva em uma empresa, o Departamento de RH deverá seguir alguns passos:

 

  1. Fazer o levantamento do perfil de risco dos colaboradores

O primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre a saúde dos funcionários daquela empresa. Para isso, o RH poderá valer-se de um questionário, que irá reunir informações sobre as condições de saúde e grau de risco patológico dos colaboradores.

 

  1. Estudar a demanda e planejar as estratégias

É nessa hora que o RH deverá analisar todos dados colhidos, identificar quais as reais necessidades de saúde dos funcionários, e planejar, de fato, estratégias para prevenir e superar as dificuldades de saúde que seus colaboradores estão enfrentando ou podem vir a enfrentar.

 

  1. Colocar o planejamento em prática

 Nesse momento, o Departamento de RH irá implementar as ações de Saúde Preventiva para satisfazer as necessidades de saúde dos funcionários da empresa, como já citamos: ginástica laboral, campanha para vacinação, gerenciamento de estresse etc.

 

Talvez esse seja o passo mais desafiador na hora de estabelecer um Sistema de Saúde Preventiva em uma empresa. Isso porque, para colocar em prática todo o planejamento, é preciso contar com a adesão e disponibilidade dos colaboradores da empresa.

Além disso, não basta implementar ações de Saúde Preventiva sem oferecer benefícios para que seus colaboradores consigam realmente cuidar da sua saúde, como o acesso a compra de medicamentos.

Por isso, a InterPlayers, pensando em proporcionar mais autonomia e facilidade para Departamentos de RH, Operadoras de Saúde e beneficiários, desenvolveu a Healthy Para Empresas, uma solução 100% digital e inovadora para a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores da sua empresa.

Para saber mais sobre o que a Healthy pode fazer pela saúde de seus funcionários e pelos resultados da sua empresa, clique aqui!

Compartilhe: