Novas tecnologias aliadas à gestão de saúde nas empresas

Cuidar da saúde de seus colaboradores deve ser um dos maiores interesses das empresas. Afinal, isso impacta positivamente não só sua produtividade, mas em seus resultados.

Promovendo a gestão de saúde corporativa, é possível garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa e trazer resultados importantíssimos a médio e longo prazo para um negócio.

Para realizar uma gestão de saúde verdadeiramente eficiente, hoje em dia, as empresas estão investindo em novas tecnologias a fim de obter dados relacionados à saúde de seus colaboradores e acompanhar de forma mais próxima as necessidades de saúde deles.

Após a coleta de dados, é necessário analisar todas as informações sobre as condições de saúde dos colaboradores e traçar um perfil de risco patológico. Em seguida, planejar as estratégias para, de fato, cuidar da saúde de seus colaboradores de forma preventiva.

Muitas empresas já estão automatizando quase todas as etapas desse processo, utilizando algoritmos que reúnem os dados, analisam as informações e traçam o perfil patológico dos funcionários da empresa.

Exemplos de novas tecnologias que estão sendo utilizadas por empresas na gestão de saúde de seus colaboradores são:

  • Programas de benefícios em medicamentos;
  • Telemedicina;
  • Aplicativos de saúde e bem-estar.

De fato, as novas tecnologias se tornaram aliadas a gestão de saúde corporativa porque permitem que as empresas ofereçam aos seus colaboradores ferramentas muito úteis de cuidado constante com sua própria saúde.

Além disso, ainda existem outros benefícios das tecnologias na gestão de saúde nas empresas. Vamos falar agora sobre eles.

Quais os benefícios das tecnologias na gestão de saúde nas empresas?

Se antes, sem tecnologia, o departamento de RH teria que colher os dados de todos os funcionários da empresa por meio de questionários físicos, estudar as informações e traçar o perfil patológico de forma analógica. Hoje, as empresas podem fazer tudo isso de modo muito mais rápido e preciso por meio das tecnologias.

Dessa forma, as empresas também conseguem promover ações de prevenção  de doenças de forma muito mais assertiva, considerando que o perfil de risco e reais necessidades de saúde dos funcionários.

Outro benefício que as tecnologias trouxeram para a gestão de saúde nas empresas foi a melhora no atendimento. Isso porque é possível atender, de forma muito mais personalizada, a cada colaborador.

Por exemplo, os funcionários portadores de doenças crônicas podem ser acompanhados e assistidos de forma diferenciada, considerando que estes precisam de ações específicas que reduzam as chances de agravamento da doença.

É claro que não é só isso. O maior benefício que as novas tecnologias trouxeram para a gestão de saúde corporativa foi o empoderamento do colaborador com relação aos cuidados de sua própria saúde.

A partir do momento em que o funcionário passa a ter acesso aos seus dados de saúde em um aplicativo, por exemplo, pode acompanhar com muito mais facilidade as suas necessidades de saúde e sentir-se mais motivado a tomar alguma atitude com relação a isso.

Dessa forma, as empresas superam um grande desafio da gestão de saúde corporativa, que é conseguir a adesão e disponibilidade dos colaboradores. Só assim todas as estratégias e planos irão funcionar.

Engajando os funcionários na gestão de saúde, as empresas oferecem a eles a oportunidade de se tornarem protagonistas da sua própria saúde, o que tende a tornar todo o sistema de saúde preventiva muito mais eficiente.

Então, como implantar essas novas tecnologias para a saúde preventiva dos colaboradores?

Há muitas formas de implantar novas tecnologias para a saúde preventiva dos colaboradores, afinal, cada uma delas serve para uma finalidade específica.

O que importa, na verdade, é que essas tecnologias proporcionem aos colaboradores autonomia e condições reais para que cuidem de sua saúde, com acesso a consultas, exames e medicamentos, por exemplo.

Por isso, a InterPlayers desenvolveu a solução Healthy, 100% digital e inovadora que vai apoiar a gestão da saúde na sua empresa. Com o Healthy, seus colaboradores terão acesso a benefícios exclusivos na compra de medicamentos, controle das receitas, extratos das compras e muito mais! Clique aqui e conheça!

Compartilhe: