Como melhorar o engajamento com a comunidade médica?

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Como melhorar o engajamento com a comunidade médica

Você já pensou no painel de médicos com o qual a sua indústria conversa como uma comunidade? Se isso é uma novidade para você, saiba que esse olhar pode fazer toda a diferença na hora de estabelecer estratégias que podem melhorar o seu engajamento com a comunidade médica.

O conceito de comunidade já era importante para qualquer marca ou empresa que estivesse buscando maior proximidade e engajamento com seu público. Com a pandemia, essa questão se fortaleceu mais ainda, especialmente quando estamos falando do relacionamento com médicos.

Como já falamos aqui no blog anteriormente, o processo de digitalização da visita médica foi fortemente impulsionado pela pandemia de Covid-19 por conta da necessidade de isolamento e distanciamento.

Hoje, depois de mais de um ano vivendo esse cenário, podemos observar os principais desafios e tendências que foram surgindo ao longo dessa experiência. Se você está procurando novas maneiras de como melhorar o engajamento com a comunidade médica, leia esse texto e saiba mais sobre essas tendências!

O que entendemos até aqui?

Ao perder a oportunidade de frequentar o consultório dos médicos presencialmente, a primeira atitude das forças de vendas das indústrias foi migrar para um modelo à distância.

O problema é que não basta apenas migrar o modelo para o digital, é preciso adaptá-lo. Podemos perceber isso a partir dos problemas que acabaram surgindo nesse processo.

Com a necessidade de distanciamento, os representantes começaram a abordar os médicos utilizando plataformas como whatsapp, teams, e-mail, telefone, zoom etc. Isso gerou uma situação muito difícil para os médicos.

Se antes eles tinham total poder de gestão sobre o atendimento a esses representantes, com a migração para o digital, os médicos perderam essa possibilidade. Com o número de ligações e mensagens aumentando, muitos desses profissionais que, antes, eram próximos e acostumados a receber representantes no consultório, acabaram se afastando.

Conteúdo on demand: uma nova tendência para médicos

Com esse cenário, o que as indústrias passaram a buscar? Levar informações para esses médicos de maneira que eles possam definir o momento em que querem acessá-la.

Assim, ao não conseguir conversar com o médico, os representantes passaram a enviar estudos, separatas e outros materiais de visitação médica por e-mail ou até mesmo whatsapp para o médico olhar quando tivesse disponibilidade.

Entretanto, além de esses meios não oferecerem uma centralização de todas as informações, fica muito difícil para a indústria e sua equipe de vendas de mensurar os resultados dessas estratégias.

Como saber se o médico abriu, leu, quanto tempo permaneceu consumindo esse conteúdo etc.?

Além dos desafios de acompanhamento e mensuração de resultados, há o principal desafio de trazer o médico e mantê-lo engajado na comunidade digital. Para isso, é muito importante ter conteúdos atualizados, pertinentes e que agreguem valor para o seu dia-a-dia.

O desenvolvimento de comunidades é uma tendência crescente. Além de aumentar a fidelidade, também pode ser uma plataforma de abastecimento da sua rede de contatos e parceiros, além de oferecer um aprendizado diário. Nesse sentido, a plataforma Global Communities oferece um espaço em que é possível formar uma comunidade de médicos de acordo com o interesse da indústria e desses profissionais para trazer conteúdos e informações científicas, separatas, estudos clínicos, compartilhamento de artigos, discussões de casos etc.

Tudo isso, disponível em um app para que o médico possa acessar de acordo com a sua disponibilidade e interesse.

É claro que, como qualquer tendência, cada um ainda está experimentando seu modelo diferente e ainda veremos muitas novidades importantes pelo caminho. Pode ter certeza de que a InterPlayers e seus parceiros estarão sempre de olho para trazer tudo em primeira mão para você.

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