Vivemos uma revolução na economia global. Mercados em todos os setores, segmentos, países e comunidades mudaram a forma como se relacionam, compram, vendem e buscam a performance dos seus negócios. Aqui no Brasil, com o mercado farmacêutico não foi diferente e o processo de transformação atingiu toda cadeia de negócios incluindo a adoção de uma estratégia omnichannel na estratégia das grandes indústrias.
As experiências e estratégia omnichannel já são uma realidade, permitindo que possamos estreitar o relacionamento com nossos parceiros de acordo com a necessidade, perfil, comportamento e situação. Esse contexto intensifica a necessidade da indústria em inovar a estratégia de relacionamento com os PDVs em seus diferentes perfis e segmentos.
Estabelecer uma estratégia omnichannel com o varejo é essencial para a indústria que tem o objetivo de aumentar seu market share, as vendas e reforçar sua distribuição numérica. Acompanhe esse post e saiba como usar desse conceito, aplicá-lo na prática para estreitar suas relações comerciais e melhorar seus resultados.
O PDV na jornada omnichannel
Assim como os consumidores finais, os gestores dos pontos de vendas também usam canais como sites de marcas, buscas, portais de compras, marketplaces, e-mail e aplicativos de mensagens para pesquisar, recomendar, trocar experiências e comprar.
É aí que entra a estratégia omnichannel para otimizar a sua presença em todos esses ambientes, fortalecer a marca e a sua relação comercial.
Tão importante quanto estar em todos esses canais, é garantir que eles estejam integrados com sua estratégia de negócios, fazendo com que todas as experiências do seu parceiro estejam em sintonia ao que você espera. Uma indústria de um produto voltado para distúrbios intestinais, por exemplo, precisa explorar a alta sazonalidade do mercado durante os 3 primeiros meses do início do ano e seus produtos precisam atingir as gôndolas e prateleiras do maior número possível de PDVs.
No Brasil, um dos grandes desafios das marcas do mercado farmacêutico é garantir presença nos pontos de vendas físicos que estão localizados em locais mais afastados de forma mais eficiente e aderente aos diferentes públicos.
Utilizar ações online e offline na sua estratégia é uma das maneiras de fazer isso. Explorando a diversas formas de atingir seus canais, com eficiência, cobertura e custo equivalente ao retorno que cada um deles pode oferecer.
Além da execução de merchandising no PDV, programas de pacientes e ações promocionais para apoiar a geração de demanda, é possível usar ações online e integradas, por meio de réguas de relacionamento, televendas, portais e aplicativos de compra, por exemplo.
O caminho em direção à estratégia omnichannel pode ser mais complexo do que a forma tradicional, pois exige uma mudança mindset, visibilidade nas métricas de sucesso e engajamento contínuo, em especial no início desse processo. Contar com um parceiro que te ofereça expertise de mercado e inovação em todas as suas frentes é a melhor maneira de enfrentar esse desafio.
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