Como estabelecer uma estratégia omnichannel com o PDV?

Como estabelecer uma estratégia omnichannel com o PDV?

Vivemos uma revolução na economia global. Mercados em todos os setores, segmentos, países e comunidades mudaram a forma como se relacionam, compram, vendem e buscam a performance dos seus negócios. Aqui no Brasil, com o mercado farmacêutico não foi diferente e o processo de transformação atingiu toda cadeia de negócios incluindo a adoção de uma estratégia omnichannel na estratégia das grandes indústrias.

As experiências e estratégia omnichannel já são uma realidade, permitindo que possamos estreitar o relacionamento com nossos parceiros de acordo com a necessidade, perfil, comportamento e situação. Esse contexto intensifica a necessidade da indústria em inovar a estratégia de relacionamento com os PDVs em seus diferentes perfis e segmentos.

Estabelecer uma estratégia omnichannel com o varejo é essencial para a indústria que tem o objetivo de aumentar seu market share, as vendas e reforçar sua distribuição numérica. Acompanhe esse post e saiba como usar desse conceito, aplicá-lo na prática para estreitar suas relações comerciais e melhorar seus resultados.

O PDV na jornada omnichannel

Assim como os consumidores finais, os gestores dos pontos de vendas também usam canais como sites de marcas, buscas, portais de compras, marketplaces, e-mail e aplicativos de mensagens para pesquisar, recomendar, trocar experiências e comprar.

É aí que entra a estratégia omnichannel para otimizar a sua presença em todos esses ambientes, fortalecer a marca e a sua relação comercial.

Tão importante quanto estar em todos esses canais, é garantir que eles estejam integrados com sua estratégia de negócios, fazendo com que todas as experiências do seu parceiro estejam em sintonia ao que você espera. Uma indústria de um produto voltado para distúrbios intestinais, por exemplo, precisa explorar a alta sazonalidade do mercado durante os 3 primeiros meses do início do ano e seus produtos precisam atingir as gôndolas e prateleiras do maior número possível de PDVs.

No Brasil, um dos grandes desafios das marcas do mercado farmacêutico é garantir presença nos pontos de vendas físicos que estão localizados em locais mais afastados de forma mais eficiente e aderente aos diferentes públicos.

Utilizar ações online e offline na sua estratégia é uma das maneiras de fazer isso. Explorando a diversas formas de atingir seus canais, com eficiência, cobertura e custo equivalente ao retorno que cada um deles pode oferecer.

Além da execução de merchandising no PDV, programas de pacientes e ações promocionais para apoiar a geração de demanda, é possível usar ações online e integradas, por meio de réguas de relacionamento, televendas, portais e aplicativos de compra, por exemplo.

O caminho em direção à estratégia omnichannel pode ser mais complexo do que a forma tradicional, pois exige uma mudança mindset, visibilidade nas métricas de sucesso e engajamento contínuo, em especial no início desse processo. Contar com um parceiro que te ofereça expertise de mercado e inovação em todas as suas frentes é a melhor maneira de enfrentar esse desafio.

Fale com a InterPlayers e conheça as soluções integradas que só o nosso hub de negócios da saúde e bem-estar pode oferecer!

Compartilhe

Talvez você goste também
Parceria Interplayers - Big Data

Interplayers anuncia parceria inovadora em Inteligência Artificial para impulsionar vendas em farmácias

A Interplayers tem o prazer de anunciar uma nova parceria es...
farmácia

Farmácias como hubs de saúde: transformando o cuidado ao paciente

O papel das farmácias no cenário atual de saúde está passand...
logix-pharma

Logix Pharma: inovação em programas de acesso e fidelização

No cenário atual da indústria farmacêutica e de HPPC (Higien...

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais