COVID 19: mudanças nas relações humanas e no mercado farmacêutico

Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar.

No mercado farmacêutico, muito se fala sobre “Patient Centricity” ou “Paciente no foco das atenções”, mas, até o momento, pouco foi efetivo nesse sentido.

A transformação digital nos trouxe a Indústria 4.0, também conhecida como a 4ª revolução industrial, que se baseia em um arsenal tecnológico utilizado em poucos segmentos. Depósitos totalmente automatizados, entregas por drones e conhecimento dos hábitos das pessoas são apenas uma amostra dessa realidade.

Mas por que este enorme potencial foi pouco utilizado no “Patient Centricity”?

A resposta parece simples: é mais lento mudar a cultura humana do que criar novas tecnologias. Mas isso está prestes a mudar no mercado farmacêutico e no mundo.

Por mais rápido que vacinas sejam criadas, ainda teremos um bom tempo para que tudo se reestabeleça. O modelo de curva estendida adotada pela maioria dos países do mundo alivia o sistema de saúde, dando mais condições de atendimento das pessoas e reduzindo o risco de colapso, mas não reduzindo a quantidade de pessoas que será contaminada, apenas retardando o processo.

Vamos, então, fazer um exercício de futuro do mercado farmacêutico nesse cenário, com tecnologias do presente como: Internet das Coisas, Edge IA/Analitycs, Knowledge Graph, BigData, Machine Learning e Inteligência Aumentada, entre outros.

  • Pacientes recém desospitalizados e/ou em quarentena, poderiam ficar em casa com total monitoramento profissional remoto;

  • Convalescentes poderiam receber acompanhamento de fisioterapeutas também de forma remota;

  • Robôs poderiam monitorar grupos de risco por meio de “conversas um a um” para acompanhar em tempo real a evolução de um sintoma;

  • Tele consultas poderiam ser realizadas por médicos dos principais centros para um paciente localizado, praticamente, em qualquer local do país;

  • A produção das indústrias poderia ser, efetivamente, conduzida pelo consumo e não somente pelas previsões históricas;

  • Medicamentos poderiam ser entregues em função do estoque em cada residência e não pela “lembrança de compra do paciente”;

  • O abastecimento dos pontos de vendas poderia ser feito de forma automática, antes mesmo da demanda ocorrer;

  • Prescrições eletrônicas garantiriam a exatidão na compra dos medicamentos;

  • Prontuários eletrônicos dariam melhores condições de diagnóstico aos profissionais da saúde;

  • Triagens de pronto atendimento seriam efetuadas de forma remota, reduzindo a exposição dos profissionais e do próprio paciente;

Essas soluções já existem e poderiam trazem inúmeras oportunidades para agregar valor aos pacientes e aumentar a produtividade e segurança nos processos. Este leque de soluções aumenta muito quando incluímos os fatores de bem-estar, tão complementares ao processo da saúde.

Entretanto, sem o enfoque e coordenação adequados poderiam desperdiçar grandes investimentos. Nesse momento, contar com parceiros que têm experiência no mercado farmacêutico e em soluções inovadoras fará toda a diferença nos resultados.

Conheça as soluções da InterPlayers e procure um de nossos especialistas!

 

Compartilhe

Talvez você goste também
Terceirização de equipes de trade marketing para a indústria farmacêutica: conheça a Ponto Extra.

Terceirização de equipes de trade marketing: eficiência, redução de custos e mais resultados no PDV

A terceirização de equipes de trade marketing tem se consolidado como uma d...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Mário Nascimento

Por: Mário Nascimento

Descubra como a conexão digital na saúde está transformando profundamente esse ecossistema. Veja desafios, oportunidades e soluções inovadoras.

Conexão digital na saúde: novos desafios e oportunidades para o ecossistema

O ecossistema de saúde, no Brasil e no mundo, está sendo profundamente tran...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Cassyano Correr

Por: Cassyano Correr

Veja como a indústria farmacêutica pode aumentar suas vendas no varejo.

5 desafios da indústria farmacêutica para aumentar suas vendas no varejo e como superá-los

Você já enfrentou a frustração de aprovar uma campanha comercial, negociar ...
Foto de <span class="artigo-escrito">Por: </span>Rodrigo Ferreira

Por: Rodrigo Ferreira

Pesquise pelo o artigo

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado de saúde e bem-estar.

Categorias
Varejo Farma
Saúde Suplementar
Saúde Corporativa
Pacientes
Mercado & Tendências
Médicos
Laboratórios Clínicos
Institucional
Indústrias
Distribuidores
Clínicas e Hospitais

Adicionar usuário IPCard

Adicione os dados do usuário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.