Como aumentar o sucesso no canal farma usando diferentes tipos de conectividade

Como aumentar o sucesso no canal farma usando diferentes tipos de conectividade

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O canal farma é conhecido por possuir características peculiares, o que demanda inteligência e diferenciação no modelo comercial adotado com os diferentes elos da cadeia. Os PDVs possuem tamanho, processo de abastecimento e frequência de compras diferenciadas, portanto, a melhor saída é contar com diferentes tipos de conectividade, que permitam a efetividade das ações da indústria farmacêutica junto a seus parceiros.

Segundo dados dos institutos de pesquisa do setor, o varejo farmacêutico brasileiro é composto por cerca de 83 mil estabelecimentos, onde aproximadamente 65% das lojas são classificadas como farmácias independentes. O restante é formado por grandes, médias e pequenas redes, assim como outros players como franquias e associações. No entanto, quando se fala em faturamento, este último grupo responde por cerca de 78% do volume de vendas do setor.

Isso comprova como o varejo farmacêutico é fragmentado e cada segmento possui características distintas, que devem ser entendidas e respeitadas na estratégia de distribuição da Indústria.

Ao desenvolver um modelo de relacionamento estruturado na cadeia, a tecnologia exercerá um papel fundamental para integrar e conectar a todos os parceiros, de forma colaborativa e que respeite os diferentes perfis de seus participantes. Para isso, o uso de sistemas de conectividade, quando implantado por empresas experientes na área farmacêutica, são ideais para explorar todo o potencial de vendas e garantir uma troca de informações estruturadas, bem como dar a efetividade aos negócios entre os parceiros.

Conheça algumas soluções de alta efetividade para seu relacionamento com o varejo:

Segmentos de alto potencial de compras

O planejamento integrado junto com a possibilidade de concentrar a gestão comercial das compras em um só lugar, garante 100% de visibilidade e gestão em todas as etapas de suas operações.

EDI/VAN

Esse sistema de conectividade traz a vantagem de utilizar a troca eletrônica de dados, pedidos e confirmações de faturamento, integrando os ERPs do varejo, junto a todos os seus fornecedores. Trata-se de uma tarefa complexa, pois exige uma solução aderente e de alta flexibilidade de integração, mas que com certeza trará ganhos a todos, pela capacidade de garantir a reposição completa de todo sortimento, bem como a agilidade no processo de envio e troca de pedidos, evitando rupturas, baixo índice de erros e alta produtividade operacional.

MARKETPLACE ou LOJAS VIRTUAIS

Os marketplaces e as lojas virtuais são excelentes ferramentas que permitem conectar de forma simples e rápida um grande número de parceiros. Através de um ambiente seguro, prático e de fácil acesso, você permite a seus parceiros, usufruírem de oportunidades comerciais, campanhas, ofertas e promoções conectando-os a sua estratégia de negócio.

Além disso, são poderosas ferramentas de informação e divulgação de suas marcas, lançamentos e oportunidades sazonais.

Quando um produto está em destaque e bem posicionado no marketplace sua chance de venda é maior.

SOLUÇÕES DE EXECUÇÃO PARA SUA FORÇA DE VENDAS

Sua força de vendas também precisa estar conectada! Equipes internas e externas de vendas necessitam de soluções flexíveis, ergonômicas e práticas para garantir de execução juntos aos parceiros do varejo. Estas soluções devem ser capazes de oferecer toda a gestão de relacionamento –CRM com o cliente, tais como, pesquisas de estoque, estudos de preços, controle das visitas, pedidos e negociações comerciais.

Contar com os diferentes tipos de conectividade para a execução das estratégias junto aos diferentes perfis de PDVs é uma decisão inteligente para garantir que os acordos entre as indústrias e o canal farma estejam acontecendo dentro das suas expectativas.

Por isso, escolha bem o seu provedor na hora de buscar as soluções de integração na cadeia de suprimentos, otimizando seus processos logísticos e comerciais, e gerando efetividade para seus negócios e seus parceiros comerciais.

A InterPlayers conta com mais de 20 anos de experiência em oferecer modelos de negócios inovadores, envolvendo todos os stakeholders da cadeia logística.

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