O mercado farmacêutico está cada vez mais aquecido no Brasil. Segundo a IQVIA o crescimento nos últimos anos foi de cerca de 15%. Para 2023, a projeção é de que o Brasil alcance o 5º lugar em faturamento mundial no setor farmacêutico.
Apesar dessa perspectiva positiva de evolução do mercado, a concorrência também aumentou. Conforme estatísticas do ano de 2020, o Brasil possui 464 indústrias do setor e 62 importadoras de medicamentos.
Diante desse panorama, alcançar lugar de destaque dentro das farmácias tornou-se um verdadeiro desafio para as indústrias, afinal existem diversas opções de produtos similares disponíveis. Por isso, para garantir a sua sobrevivência dentro do mercado, é preciso agir com estratégia.
O que uma indústria deve fazer para se destacar no mercado farmacêutico?
Para sair à frente da concorrência, uma indústria farmacêutica deve considerar, primeiramente, que além de garantir a qualidade de seus produtos, precisa estar atenta às tendências do mercado e, principalmente, ganhar espaço de visibilidade dentro dos PDVs.
Para que isso aconteça de fato, a indústria pode começar investindo em conhecimentos sobre trade marketing e, em seguida, executar ações voltadas para o aumento da visibilidade de seus produtos dentro dos PDVs, o que influenciará positivamente nas suas vendas.
Segundo o Statista, o índice de crescimento previsto para o mercado farmacêutico brasileiro até 2030 é de 169%. Por isso, a hora das indústrias começarem a agir em busca de diferenciação dentro do setor farmacêutico é agora.
Por exemplo, a tendência que vem sendo percebida dentro do mercado farma nos últimos anos é de que os PDVs estão se tornando espaços de prevenção, bem-estar e cuidados pessoais, deixando de ser locais onde apenas se compra medicamentos para curar doenças.
Nesse sentido, uma indústria farmacêutica poderia expandir o seu portfólio de produtos como estratégia para ganhar destaque no mercado, indo além dos itens que todas as outras indústrias estão produzindo e disponibilizando para a população.
Da mesma forma, outra estratégia de diferenciação muito eficaz para as indústrias é fechar acordos de trade com os PDVs. Esses acordos são uma espécie de parceria firmada entre as partes para aumentar a visibilidade de seus produtos e maximizar suas vendas no varejo.
No fim das contas, esse tipo de investimento é capaz de contribuir significativamente para o aumento do ROI (retorno sobre investimento) na sua indústria. E é sobre isso que vamos falar agora.
Como os acordos de trade marketing podem aumentar o ROI da sua indústria?
Quando falamos de ROI (retorno sobre investimento) estamos nos referindo ao quanto uma empresa ganhou com os investimentos que ela fez em uma determinada área, certo?
O ROI é calculado da seguinte forma: receita gerada – custos ÷ custos.
Por exemplo, se o ganho foi de 150 mil reais e o investimento inicial foi de 50 mil, o ROI foi de:
ROI = (R$ 150.000,00 – R$ 50.000,00) ÷ R$ 50.000,00
ROI = 2
O Retorno sobre o Investimento foi de 2 vezes o investimento inicial. Isso em porcentagem seria 200% de retorno!
No caso dos acordos de trade marketing que as indústrias farmacêuticas estabelecem com os PDVs, o aumento do ROI decorre diretamente da maior visibilidade que seus produtos ganham dentro das lojas.
Por um determinado período e por um valor acordado entre as partes, um ou mais produtos de determinada indústria poderão, por exemplo, pegar ponta de gôndola, o que significa estar em um lugar de destaque no PDV!
De acordo com estimativas, essa posição de maior visibilidade no PDV conduz a um aumento de 20% nas vendas do produto inserido no acordo.
Quando um acordo de trade é bem estruturado e é seguido corretamente pelas partes, os resultados são os melhores possíveis: mais vendas, mais destaque no mercado e mais Retorno sobre Investimento!
Por isso, a InterPlayers, o Hub de Negócios da Saúde e Bem-Estar desenvolveu uma plataforma com a Solução de Gestão de Acordos, que gerencia todo o processo de investigação, fechamento do acordo, acompanhamento e pagamento, de forma prática, ágil, segura e digital!
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