Covid – 19: como gerar valor e prestar suporte  na jornada do paciente

Em meio à crise, os programas de suporte ao paciente da indústria farmacêutica têm ainda mais importância e oportunidade de reforçar o seu valor no mercado da saúde.

Os programas de suporte ao paciente (PSPs), criados pelas indústrias com o objetivo de oferecer apoio especializado no caso de algumas doenças, têm extrema importância para o oferecimento de um cuidado ampliado e apoio qualificado durante a jornada do paciente. Quando olhamos para o cenário mundial de pandemia, o papel dos PSPs ganha ainda mais destaque na geração de valor para esses pacientes.

Os cuidados com relação à higiene e prevenção do novo Coronavírus afetaram a rotina das pessoas em todo o mundo. Para os pacientes que participam de programas de suporte, as mudanças e sentimentos podem ser ainda mais intensos por geralmente fazerem parte do grupo de risco, o que exige cuidados especializados.

A hora e a vez dos programas de suporte ao paciente

Levando esse cenário em consideração, as indústrias que têm gerado valor na experiência do paciente e trabalham com um PSP, agora, vislumbram a utilização desses serviços para expandir ainda mais seu papel de facilitadoras da saúde, fortalecendo o conceito de cuidado ampliado e personalizado para as necessidades que esse momento traz aos pacientes.

Fatores como a possibilidade de ir à farmácia, aplicação de medicação, condições financeiras, acesso à receita médica (em especial para os casos que existem retenção) ou até à documentação para retirada de medicamentos em canais públicos foram totalmente afetados pelo isolamento social e a paralisação de alguns serviços devido à pandemia. Isso faz com que pacientes estejam interrompendo o seu tratamento, o que pode gerar uma situação de risco ainda maior para a saúde desses pacientes.

É aí que os Programas de Suporte ao Paciente devem entrar em cena! Em muitos casos, esse pode ser o único ponto de contato que alguns pacientes podem acessar nesse momento. Principalmente quando estamos falando de pessoas que vivem em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos do país.

Como fazer isso?

como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente

– Oferecer orientações e comunicações específicas voltadas para as condições que a patologia daquele paciente exige;

como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente– Enviar materiais e insumos que possam contribuir para a higiene e prevenção, pensando sempre nas necessidades personalizadas;
como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente– Disponibilizar apoio psicológico. Justamente por poderem fazer parte do grupo de risco, os pacientes de PSPs estão mais sujeitos ao medo excessivo, ansiedade e até mesmo depressão;
como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente– Realizar parcerias com drogarias e serviços de delivery para entrega dos medicamentos;
como gerar valor e prestar suporte na jornada do paciente– Possibilitar webvisits de equipe multidisciplinar para possíveis orientações e avaliações de saúde específicas para a condição atual;

Um aprendizado para o “novo normal”

Em alguns países, já estamos vendo as coisas começando a caminhar para a normalidade, entretanto ainda com algumas restrições. O “novo normal” está chegando e a indústria farmacêutica, que continuará com um papel extremamente importante, precisará se readaptar a esse novo cenário.

Estamos juntos com você frente a esses novos desafios. A InterPlayers tem mais de 20 anos de experiência no mercado e a expertise que só um hub de negócios da saúde e bem-estar pode oferecer. Estamos aprendendo juntos e, com certeza, as experiências vividas durante o período de crise nos ajudarão a traçar soluções e serviços cada vez melhores e que gerem mais valor para a jornada do paciente.

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