Conheça o Compra Programada da InterPlayers

O comportamento de consumo dos pacientes vem mudando nos últimos anos. E um grande desafio dos players do mercado de saúde e bem-estar é acompanhar essas mudanças e atender às novas demandas que acabam surgindo a partir delas.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre essas mudanças e anunciar uma nova solução da InterPlayers que entrega mais valor tanto para a jornada do paciente dentro dos programas de fidelização, quanto para a indústria e varejo farmacêutico.

Uma nova demanda de mercado

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 mudou muito os hábitos de compra da população em todos os setores.

Os sistemas de delivery nunca foram tão utilizados e as formas de acesso e distribuição dos produtos tiveram de ser reinventadas. Além disso, a entrega rápida se tornou sinônimo de maior valor e conveniência ao indivíduo, o que tende a ser reforçado em 2021.

Outro ponto importante de ressaltar é o e-commerce. De acordo com o índice MCC-ENET*, em dezembro de 2020, essa categoria registrou alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019 no Brasil. E a tendência é continuar crescendo. Ainda de acordo com o índice, as vendas em e-commerce devem crescer 26% em 2021.

Muitos consumidores começaram a utilizar as plataformas online em 2020 por conta da pandemia e do distanciamento social, se adaptaram e pretendem continuar com esse hábito.

Esse fato fica ainda mais importante se pensarmos na realidade dos pacientes crônicos cadastrados nos programas de relacionamento da indústria. Por terem um risco maior de complicações pela Covid-19, esses pacientes precisam ter um cuidado maior com o distanciamento, mas ainda precisam continuar o seu tratamento para manter sua saúde e bem-estar em dia.

O desafio da adesão ao tratamento

Para pacientes de doenças crônicas, a adesão contínua é um fator fundamental para o sucesso do tratamento. Uma das maneiras que as indústrias farmacêuticas encontraram para oferecer suporte a esse desafio foram os programas de fidelidade, que, hoje, já evoluíram para programas de apoio ao paciente.

Os programas oferecem informações, serviços e se mantém próximos do paciente por meio de réguas de relacionamentos com orientações e lembretes de continuidade do tratamento. Apesar de terem drogarias parceiras, o rastreamento e entendimento da experiência de compra do paciente, seja ela física ou virtual, ainda é um processo de pouca ou nenhuma visibilidade por parte da indústria.

Compra Programada – uma solução que gera valor

É aí que entra a Compra Programada, uma nova solução da InterPlayers que funciona como uma plataforma que conecta os programas de pacientes aos e-commerces das farmácias e drogarias parceiras, oferecendo uma experiência 100% online, que atende a nova demanda de atendimento em casa e ainda pode contribuir para o aumento de permanência no tratamento.

Funciona assim: o paciente acessa o site do programa em que está cadastrado e, além de encontrar o endereço das farmácias físicas mais próximas, também terá a opção de comprar o seu medicamento e outros produtos online com o desconto oferecido no programa por meio de um e-commerce de sua escolha.

Ao decidir realizar a compra online, o paciente, faz a sua escolha do e-commerce da farmácia ou drogaria selecionada e monta o carrinho de compras, podendo inclusive, incluir outros produtos disponíveis no e-commerce. Isto permite com que o paciente tenha uma experiência de compra completa e 100% online.

Além disso, um dos recursos mais interessantes da Compra Programada – e que faz jus ao nome da solução – é que, se o paciente desejar uma recorrência da compra do produto, é possível programar as compras e as entregas uma vez por mês ou no período necessário, do mesmo e-commerce que selecionou.

Para os pacientes crônicos que utilizam medicamentos de uso contínuo, é uma plataforma que possibilita maior conforto e praticidade, incentivando a continuidade e o acesso ao tratamento.

Benefícios para todos

Além dos benefícios citados acima, também ressaltamos o valor que a Compra Programada pode trazer para a indústria farmacêutica, por propor uma jornada completa para o consumidor, alinhada com sua estratégia de acesso e continuidade do tratamento, complementado por informações de cuidados adicionais.

A plataforma também tem um bom apelo para o varejo, já que direciona os pacientes para o seu e-commerce próprio, com a possibilidade de adicionar outros produtos ao carrinho, gerando maior audiência, conversão, possibilidade de aumento do ticket médio e compra recorrente automática.

A Compra Programada faz parte da família de soluções de fidelização e acesso da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar que oferece os serviços mais completos para o seu negócio. Saiba mais e entre em contato conosco para saber o que podemos oferecer para você!

*desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

 

Compartilhe: