Gestão de saúde populacional: como administrar a saúde dos seus colaboradores

Não é mais segredo para nenhuma grande empresa que cuidar da saúde de seus colaboradores é um dos fatores que mais influencia no sucesso do seu negócio.

Isso porque, atualmente, não basta investir em melhores insumos e qualificações se os colaboradores de uma empresa não possuem o suporte necessário para exercer suas funções com saúde e qualidade.

Por isso, as empresas hoje precisam entender sobre Saúde Populacional e, principalmente, sobre Gestão de Saúde Populacional. Se esses termos ainda são uma incógnita para você, fique tranquilo, vamos explicar tudo agora.

Saúde Populacional, como o próprio nome indica, é o estado de saúde de uma determinada população. No ramo corporativo, esse termo está ligado à saúde dos colaboradores de uma empresa.

Nesse sentido, ainda podemos falar sobre saúde preventiva, que se refere às estratégias e ações preventivas desenvolvidas por uma empresa a fim de cuidar da saúde de seus colaboradores.

Mas, isso só funcionará de forma efetiva se existir um esforço, principalmente, dos Departamentos de RH, para levantar dados de saúde junto aos colaboradores da empresa.

Quer entender melhor sobre isso? Continue a leitura.

A importância dos dados de saúde na Gestão Estratégica de Saúde Populacional

De forma direta: a base para uma Gestão de Saúde Populacional eficiente está no levantamento dos dados de saúde de uma população corporativa, por exemplo.

Isso porque, antes de traçar estratégias e implementar ações de Saúde Preventiva, é preciso entender sobre as condições de saúde e o grau de risco patológico que os colaboradores possuem, através de uma Gestão Estratégica de Saúde Populacional.

Sem a devida apuração e análise desses dados, os investimentos em Saúde Populacional podem ser pouco aproveitados, pois não consideram as necessidades específicas da sua população corporativa.

Portanto, investir em Saúde Populacional através de uma Gestão Estratégica permite que uma empresa reduza seus custos com saúde, aumente seu nível de produtividade e, consequentemente, seu faturamento.

Mas realizar essa Gestão Estratégica pode se tornar um verdadeiro desafio para algumas empresas, principalmente para aquelas que possuem um grande número de colaboradores. O Departamento de RH passaria meses só para colher e analisar todos os dados…

A solução para o desafio da administração da saúde populacional

Felizmente, hoje, já existem novas tecnologias aliadas à Gestão de Saúde nas Empresas. Através delas, é possível reduzir custos, tempo de coleta e análise de dados, facilitando ainda o desenvolvimento e implementação de ações para o cuidado da Saúde nas Empresas.

Com as ferramentas certas, os Departamentos de RH e as empresas descobrem que administrar a Saúde Populacional não precisa mais ser uma tarefa problemática. Assim, não apenas os colaboradores, mas todos irão colher os benefícios de uma Saúde Populacional eficiente.

Afinal, quando os colaboradores se sentem cuidados pela empresa, eles  se tornam mais engajados. Se estão saudáveis, se tornam mais produtivos, e isso determina boa parte do sucesso e faturamento da empresa.

Pensando nisso, a InterPlayers desenvolveu o Healthy, uma solução 100% digital e inovadora capaz de ajudar os Departamentos de RH e as empresas a administrarem de forma mais eficiente e estratégica a sua Saúde Populacional.

Para saber mais sobre o que o Healthy pode fazer pela sua empresa e pela saúde de seus colaboradores, clique aqui!

Compartilhe: